Política Titulo Malas prontas
Sem PSB, Donisete infla PTdoB e segura aliados
Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
08/03/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC:


Avessos à possível filiação do deputado estadual Atila Jacomussi (hoje no PCdoB) – leia mais abaixo – no PSB, os vereadores da legenda e a cúpula do partido na cidade decidiram migrar para o PTdoB. A mudança foi idealizada pelo núcleo duro do governo do prefeito Donisete Braga (PT) a fim de segurar apoio dos ainda socialistas para a eleição de outubro, quando disputará a reeleição.

Os vereadores Luiz Alfredo Simão, Osvanir Carlos Stella, o Ivan, e o hoje presidente do PSB de Mauá e também secretário de Segurança Pública do município, Carlos Wilson Tomaz, anunciarão hoje que estão de malas prontas para o PTdoB. A manobra também envolve o parlamentar Adelto Cachorrão (PP). Sem a garantia de que o grupo progressista estaria no arco de alianças de Donisete, o vereador havia anunciado desfiliação do partido para ir para o PSB, mesmo sabendo da possível ida de Atila. Semanas depois, recuou novamente e agora promete seguir com o petista, pelo PTdoB.

Apesar de a ida de Atila para o PSB não ter se concretizado, a avaliação dos socialistas é que essa aproximação com o deputado foi construída “de cima para baixo”, ou seja, pelas mãos do diretório estadual do PSB, sem a participação da municipal.

Com as trocas, o PTdoB passa a contar com seis parlamentares que disputarão a reeleição: além do trio que desembarcará do PSB, contará com Sandra Vieira (ex-PMDB), Alberto Betão Pereira Justino e Rogério de Paula Costa, o Kuka. Oficialmente, o grupo alega ser possível o partido eleger todos os parlamentares, mas internamente admitem que dificilmente o partido garantirá manutenção do mandato para os seis.

Essa articulação evidencia que desse grupo deverá sair o nome do candidato a vice na chapa de Donisete, sendo Betão o mais cotado. O parlamentar, inclusive, amarra ida para o PTB para selar a parceria com o prefeito. Ex-aliada da deputada Vanessa Damo, Sandra corre por fora nessa disputa interna, mas ainda não é descartada. A disposição do governo é a de que, numa possível reeleição de Donisete, os trabalhistas que não se reelegerem serão alçados ao primeiro escalão de um eventual segundo mandato.

Secretário de Governo e um dos responsáveis por selar aliança com os partidos, Edílson de Paula (PT) pondera que as mudanças não passam por apoio em troca de cargos. “(A ida dos vereadores do PSB ao PTdoB) Mostra que eles estão preocupados em ajudar na continuidade de um projeto, que é a reeleição do Donisete”, salienta. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;