Internacional Titulo
Mais de 40 civis mortos em combates em Mogadíscio
Da AFP
22/04/2007 | 14:21
Compartilhar notícia


Pelo menos 42 civis morreram e outros 62 ficaram feridos em Mogadíscio nos intensos combates deste domingo entre soldados etíopes e insurgentes na capital da Somália.

De acordo com a ONG (Organização Não-Governamental) Elman para a Paz e os Direitos Humanos, 210 pessoas morreram em cinco dias de combates (terça-feira e de quinta-feira a domingo) entre o Exército etíope, aliado do governo somali, e os milicianos islamitas.

De acordo com a organização não governamental, o balanço foi estabelecido com a colaboração dos hospitais, de outras organizações humanitárias e os depoimentos de testemunhas. "Pedimos aos dois lados que cessem os combates. É inaceitável que os civis paguem. Há locais onde os corpos apodrecem nas ruas", disse Sudan Ali Ahmed, diretor da ONG.

Os combates com artilharia pesada e morteiro entre tropas etíopes e insurgentes prosseguiam, depois de uma madrugada com tiros esporádicos. O Exército etíope interveio na Somália oficialmente em dezembro de 2006 para expulsar do país os tribunais islâmicos, que convocaram a guerra santa contra o regime de Addis Abeba.

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), 321 mil pessoas deixaram Mogadíscio desde fevereiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;