Internacional Titulo
Irlanda proíbe fumo na maioria dos locais públicos
Por Do Diário OnLine
Com Agências
29/03/2004 | 10:16
Compartilhar notícia


A Irlanda tornou-se, nesta segunda-feira, o primeiro país do mundo a proibir o fumo em todos os restaurantes e bares, entre outros locais públicos e fechados e meios de transportes. Quem desrespeitar a lei, que entrou em vigor à meia-noite, pagará multa de três mil euros (cerca de R$ 10 mil).

O governo irlandês diz que a proibição ajudará a salvar cerca de 7 mil vidas no país e proteger os trabalhadores contra o consumo passivo de cigarro. Os donos de pubs (bares) irlandeses, porém, temem que a medida diminua o número de clientes.

Em um café da manhã, nesta segunda, o ministro da Saúde irlandês, Michel Martin, disse a jornalistas que a lei é perfeitamente compreensível em um país com a maior taxa de doenças cardíacas da Europa. “Precisamos fazer algo a mais, ir mais longe”, disse ele.

Segundo o grupo antitabaco ASH, na Irlanda o cigarro mata seis vezes mais pessoas do que os acidentes de carro e de trabalho, as drogas, os assassinatos, os suicídio e a Aids juntos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;