Internacional Titulo
Ataques no Iraque deixam pelo menos 40 mortos
Da AFP
14/05/2006 | 16:33
Compartilhar notícia


O Iraque viveu mais um domingo sangrento, com pelo menos 40 mortos e 80 feridos em diversos ataques. O atentado mais mortífero ocorreu junto à base americana de Camp Victory, na zona do aeroporto de Bagdá, onde 14 iraquianos morreram e pelo menos seis ficaram feridos em dois ataques suicidas com carros-bomba.

Dois soldados americanos morreram na explosão de uma bomba no leste da capital iraquiana. Com mais estes óbitos, chega a 2.433 o número de soldados e pessoal militar americano mortos no Iraque desde a invasão do país, em março de 2003, segundo levantamento feito pela AFP baseado em informações do Pentágono.

No leste de Bagdá, cinco civis morreram e outras quatro pessoas ficaram feridas, incluindo dois policiais, na explosão de uma bomba artesanal dirigida contra uma patrulha que circulava pela rua Palestina.

Três policiais morreram e 13 pessoas, entre elas outros três policiais, ficaram feridas na explosão de uma bomba na passagem de uma patrulha em Adhamiyah, no norte da capital. Além disso, três civis morreram e 15 ficaram feridos ma explosão de um artefato caseiro num mercado de Zafaraniyah, no leste de Bagdá.

Em Baaquba, dois policiais morreram e outros quatro foram feridos por desconhecidos que atiraram contra uma patrulha no leste da cidade. Já em Mossul, um policial morreu e outros três ficaram feridos em confrontos armados com insurgentes no centro da cidade.

Também um civil foi assassinado por desconhecidos em frente ao seu domicílio, no norte de Baiji, a cerca de 200 km ao norte de Bagdá e outras oito pessoas morreram em diversos ataques pelo país.

Oito policiais, entre eles um coronel, ficaram feridos - quatro deles gravemente - na explosão de uma bomba colocada numa estrada ao sul de Kirkuk. Em Baladruz, cinco soldados iraquianos ficaram feridos na explosão de um artefato artesanal, quando respondiam a uma chamada de urgência.

Segundo um alto membro da União Patriótica do Curdistão (UPK, o partido do presidente iraquiano, Jalal Talabani), "um emir do grupo terrorista Ansar al Islam, que havia sido ferido com gravidade durante a operação que levou a sua captura em sua casa no centro de Kirkuk, morreu posteriormente" devido aos ferimentos.

O ministério britânico da Defesa anunciou neste domingo a morte de dois de seus soldados na noite de sábado, atingidos por uma bomba quando patrulhavam os arredores de Basra, o que eleva a 111 o número de militares britânicos caídos no Iraque desde a invasão do país, em março de 2003.

Enquanto isso, o primeiro-ministro designado, Nuri al Maliki, tenta formar um governo de união nacional.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;