Cena Política Titulo
Federalização das campanhas de 2016
Por Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
07/07/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Campanhas eleitorais municipais são marcadas, em sua maioria, por candidatos a prefeito ancorados nas lideranças de seu partido que estão à frente dos governos estadual e federal. Ano que vem, porém, esse caminho será descartado pelos petistas. No Grande ABC, já há movimento para descolamento da presidente Dilma Rousseff (PT), cuja gestão está atolada em crises política e econômica. Volta-se a falar com ênfase em impeachment da petista, que inicia segundo mandato. Diante do atual cenário negativo, com ampla rejeição popular, Dilma é péssimo cabo eleitoral. Desvincular-se de sua figura é o primeiro passo para petistas acreditarem em vitória nas urnas em 2016. Quis o destino que, neste momento, os companheiros da região virassem as costas a ela, cujo governo enviou milhares de reais a projetos tocados pelas prefeituras locais. E, não por menos, a oposição ao PT vai fazer questão de lembrar de todos os detalhes dos escândalos que o Palácio do Planalto está envolvido. Será a chamada federalização da campanha municipal. Tudo isso faz parte do jogo eleitoral. Só temos de lembrar os candidatos a prefeito a apresentarem planos para melhoria das cidades. Ficar apegado apenas às críticas, sejam elas locais, estaduais ou nacionais, é pouco para uma sociedade regional que anseia por soluções em seu quintal.

Toma lá, dá cá
Tem vereador de Santo André querendo acabar com a eleição para a Ouvidoria. Projeto de autoria dos vereadores Montorinho (PT) e José de Araújo (PMDB) prevê nomeação direta do prefeito. Pessoas ligadas à entidade dizem que é possível fazer o debate, com tanto que inclua a diminuição de cargos comissionados na Câmara, que hoje é de 13 assessores por gabinete.

Caso de polícia
Semana passada circulou montagem nas redes sociais acusando a bancada do PT de Diadema de ser conivente com a corrupção. Os vereadores registraram Boletim de Ocorrência contra Pedro, tio do prefeito Lauro Michels (PV), por espalhar o material na internet. Agora, o familiar do chefe do Executivo fez BO contra os parlamentares, dizendo que está sendo ameaçado.

Que seja feliz
Vice-prefeita de São Caetano, Lucia Dal’Mas deixou o PMDB e se filia hoje ao PRTB, em evento com Levy Fidelix. Ela rompeu com o comandante do Palácio da Cerâmica, Paulo Pinheiro (PMDB), logo no início do mandato. O peemedebista preferiu não polemizar a movimentação da peça que pode ser uma de suas concorrentes em 2016. “Ela que siga o caminho dela e seja feliz.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;