Esportes Titulo Jotisa
Santo André abre o 16º Jotisa

Competição voltada à terceira idade tem cerimônia animada e show de vitalidade dos participantes

Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
14/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Foi iniciada ontem, no Pedro Dell’Antonia, a 16ª edição do Jotisa (Jogos da Terceira Idade de Santo André). A competição é aberta à população e tem apenas uma restrição: os participantes precisam ter mais de 60 anos. A pira olímpica foi acesa pela ex-jogadora de vôlei da Pirelli e da Seleção Albertina Osório da Cruz Misko.

Serão 16 modalidades, entre elas algumas curiosas, como coreografia e gatebol (espécie de golfe). No total, serão 1.100 participantes de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Barueri, São Paulo e Osasco.

Entre os inscritos, alguns se destacam pela vitalidade. Um destes exemplo é Aparecida Correa Marques, que completa 88 anos em junho. Animada, ela participou da cerimônia de abertura e de uma apresentação de dança feita por alunos das escolinhas municipais. “Adoro esse clima, faço muitas amizades no Jotisa”, sorri a aposentada, que disputou todas as 15 edições dos Jogos e já conquistou 25 medalhas no total.

Em 2015, Aparecida, que é especialista em atletismo, abandonou as provas que requerem mais resistência e está inscrita na caminhada de 600 metros e no arremesso de peso, no qual tem de jogar uma bola de três quilos o mais distante possível. “Optei por essas duas provas neste ano. Acho que está de bom tamanho”, brinca.

Aparecida é exemplo para as demais competidoras. Ela acorda antes de o sol raiar e tem mais disposição que seus sete bisnetos. “Saio cedo de casa para treinar. Tenho mais vontade que meus bisnetos, com certeza”, conta a veterana.

A competidora faz parte da comunidade da Igreja Maria Imaculada, no Parque Novo Oratório, que tem o comando da professora Cidinha. “Inscrevi 190 pessoas no atletismo, natação, dominó, xadrex, tranca e truco”, explica a professora.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;