Internacional Titulo
Pesquisas mostram clara vantagem democrata nos EUA
Da AFP
10/10/2006 | 10:08
Compartilhar notícia


Uma clara vantagem dos democratas, que reconquistariam dessa forma o controle do Congresso nas eleições legislativas americanas de 7 de novembro, foi constatada por várias pesquisas de intenção de voto publicadas nesta terça-feira.

A pesquisa da ABC News/Washington Post mostra que os democratas alcançaram sua maior vantagem em vinte anos sobre os republicanos nas vésperas da eleição, em meio ao descontentamento generalizado com a guerra do Iraque e a estratégia do presidente George W. Bush.

Além disso, o escândalo sobre as mensagens de conteúdo sexual enviadas por um representante da Flórida a um mensageiro adolescente do Congresso teve conseqüências: 75% dos consultados disseram que os republicanos trataram mal o tema.

"Um escândalo sexual no Capitólio reforçou as dúvidas sobre a liderança republicana e levou a uma ampla vantagem democrata", disse o USA Today, que realizou uma pesquisa conjuntamente com CNN e Gallup.

Os republicanos também perderam peso em seu tema principal, a segurança nacional, segundo uma pesquisa do The New York Times/CBS News.

As quatro pesquisas atribuíram aos democratas uma vantagem de entre 13 e 23 pontos.

Nas eleições de 07 de novembro os americanos vão escolher 33 dos 100 senadores e os 435 membros da Câmara dos Representantes, além de governadores de 36 dos 50 estados. Os democratas precisam ganhar pelo menos mais cadeiras no Senado para assumir o controle da Câmara Alta e 15 deputados para controlar a Câmara de Representantes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;