Internacional Titulo
'Daily Mirror' pede desculpas por fotos montadas de torturas
Do Diário OnLine
Com AFP
14/05/2004 | 23:52
Compartilhar notícia


O jornal britânico Daily Mirror pediu desculpas a seus leitores por ter publicado fotos "montadas" de soldados britânicos abusando de supostos detentos iraquianos. O caso resultou na demissão do jornalista Piers Morgan, redator-chefe do tablóide. "Perdão. Fomos enganados", diz a manchete da edição deste sábado.

O ministro britânico da Defesa anunciou na quinta-feira que uma investigação revelou que as imagens dos supostos abusos não poderiam ter sido feitas no Iraque, já que uma picape que aparecia ao fundo de uma das fotos não era do mesmo tipo dos veículos que haviam sido enviados para as operações no país árabe.

O Daily Mirror chocou a Grã-Bretanha no dia 1° de maio ao publicar as fotografias de maus-tratos. Uma delas mostrava um soldado britânico urinando sobre um suposto prisioneiro iraquiano com o rosto coberto.

O grupo de imprensa Trinity Mirror, empresa dona do jornal, também apresentou nesta sexta-feira um pedido de desculpas ao regimento Queen's Lancashire, cujos integrantes foram acusados de cometer os abusos. O exército britânico reclamou da postura do Daily Mirror, dizendo que as fotos colocavam em risco a vida dos soldados da Grã-Bretanha no Iraque. As denúncias de torturas contra presos aumentou a oposição dos iraquianos às forças de ocupação.

"Está claro hoje que as fotografias de militares britânicos maltratando prisioneiros no Iraque eram falsas", admite o tablóide na edição deste sábado. "Quando nós nos enganamos, decepcionamos os que mais importam para nós, nossos leitores. Por isso, apresentamos nossas desculpas por ter publicado estas fotos, que hoje pensamos não serem autênticas", conclui o texto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;