Internacional Titulo
Metade dos habitantes do planeta vive em cidades
Por Da AFP
19/06/2007 | 18:53
Compartilhar notícia


Um estudo do Ined (Instituto Nacional de Estudos Demográficos) publicado nesta terça-feira informa que a maior parte da população mundial vive agora nas cidades. De acordo com o documento, a urbanização vai continuar crescendo principalmente na África e na Ásia, que abrigarão em 2030 a maioria das grandes metrópoles do mundo.

Citando dados das Nações Unidas, o instituto francês informou em sua revista “Population et sociétés” (População e sociedades) que o nível de urbanização no mundo ultrapassou os 50% em 2007.

Em 1900, somente 1/10 dos habitantes do planeta moravam em cidades. Em 1950, esta proporção passou para pouco menos de 3/10. Em 2030, as cidades abrigarão 6/10 da população mundial, ou seja, 5 bilhões de pessoas. Atualmente são 3,3 bilhões.

Hoje em dia, os continentes mais urbanizados são os mais desenvolvidos. Na Europa e na América do Norte, 75% da população vive nas cidades. A exceção é a América Latina, muito urbanizada com 78% de sua população vivendo em metrópoles. Com a urbanização desenfreada, o tamanho das cidades vem aumentando de maneira espetacular.

O autor do estudo, Jacques Veron, afirmou que os problemas de “congestão” de muitas grandes cidades, a elevação dos níveis de poluição e a ampliação das favelas são “os sinais mais evidentes do conflito entre urbanização e desenvolvimento”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;