Internacional Titulo
Marianos acreditam que segredo de Fátima reforça mensagens de conversao
Do Diário do Grande ABC
14/05/2000 | 15:49
Compartilhar notícia


A revelaçao do terceiro segredo de Fátima, feita em missa em Portugal nesse sábado pela Igreja Católica, serve mais como um reforço para a mensagem do Evangelho do que para mudanças dentro da Igreja. "Nao acredito que vá mudar muito as coisas com a revelaçao, mas é bom salientar que o terceiro segredo continua sendo válido, pois a Igreja continua sofrendo e Fátima, em sua última revelaçao, prossegue em seu pedido de oraçao e penitência", afirma o padre Marcos Szczepaniak, provincial da Congregaçao dos Padres Marianos do Brasil e pertencente à Congregaçao dos Marianos da Imaculada Conceiçao, que fica em Curitiba, Paraná.

Para a Igreja, segundo o padre, a revelaçao do terceiro segredo é uma continuidade do chamado de Virgem Maria para a conversao. "Nossa Senhora continua sua missao de acordar as pessoas da atual indiferença, e a revelaçao é mais um convite da santa à massa para a penitência e oraçoes, para seguir o pedido que ela fez: 'fazei tudo o que meu filho disser', lembrando a obediência a Jesus e a seu representante na Terra, o Papa." Na interpretaçao da Igreja, os segredos de Fátima mostram as lutas dos sistemas ateus contra a Igreja Católica, em um embate que marcou a via-sacra dos Papas que presidiram a Igreja Católica no século XX.

"Este é um tempo muito bonito para a Igreja, ela está em seu auge", afirma padre Marcos. Ele destaca que nesse momento o Papa está trabalhando com grande fidelidade ao Evangelho, em atitudes práticas, como o recente pedido de perdao feito aos judeus pelo Holocausto, a instituiçao da Festa de Misericórdia, feita no dia 30 de abril, e agora com a revelaçao do terceiro mistério de Nossa Senhora de Fátima. "Isso tudo mostra como a Igreja quer ir ao encontro dos que sofrem com a miséria tanto moral quanto física", completa.

A demora na divulgaçao de que o atentado contra Joao Paulo II, sofrido em 13 de maio de 1981, seria o terceiro segredo pode ser explicada pelo fato de que Fátima fez suas premoniçoes às três crianças em forma de símbolos, nao descrevendo cenas de maneira fotográfica. As mensagens escritas pelas crianças sofreram uma interpretaçao posterior por parte da Congregaçao da Doutrina da Fé, material que será publicado pela Igreja agora que foi divulgado o terceiro segredo. "Penso que nao era bem clara a interpretaçao do segredo, pois os acontecimentos apareceram em uma certa névoa, que clarearam depois que os fatos aconteceram. Divulgar antes seria desnecessário e confuso", aponta o padre Marcos.

O padre acredita que nesse momento deve-se parar com as especulaçoes em torno de uma possível renúncia do Papa e mesmo de uma significado diferente para a terceira revelaçao. "A renúncia está fora de cogitaçao, o Papa mostra humildade em seus atos, mas segue firme no comando da Igreja", diz. Ele também explica que o terceiro segredo nao se refere ao atual estado de saúde do Papa, que vai completar 80 anos e sofre de Mal de Parkinson.

O religioso lembra que aconteceram dois milagres no episódio do atentado contra o Papa, que foi descrito por Fátima em sua terceira revelaçao. O primeiro foi o Papa ter saído vivo do próprio atentado, apesar de ter recebido três tiros. O segundo foi uma infecçao sofrida pelo pontífice em virtude dos ferimentos a tiro que sofreu. "Era uma infecçao humanamente impossível de ser curada e um milagre fez com que um médico descobrisse a cura", afirma padre Marcos.

Há ainda várias anotaçoes pessoais no diário de irma Jacinta, por exemplo, que nao se referem aos três segredos de Fátima, mas que ainda precisam ser decifrados agora que ela foi beatificada. Uma delas diz que um raio da Polônia preparará o mundo para minha definitiva volta. Parece que os mistérios continuam.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;