Cena Política Titulo Cena Política
Ailton se movimenta após revés nas urnas
Por Raphael Rocha
16/10/2018 | 06:35
Compartilhar notícia


Ailton Lima (PSD) foi uma das surpresas da eleição de 2016. Vereador por dois mandatos, se lançou à Prefeitura, com poucas estruturas partidária e financeira, e ficou na quarta colocação, com 49,9 mil votos. No segundo turno, apoiou Paulo Serra (PSDB), que, eleito, retribuiu a adesão e conferiu ao pessedista a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Ailton, então, decidiu deixar a Pasta para apostar na candidatura a deputado federal. Recebeu 25,6 mil votos em Santo André (40,6 mil no total), quantia insuficiente para sua eleição. Depois do revés, avisou: não pretende retornar à Prefeitura neste momento. Empresário, Ailton tem dito que buscará retomar a rotina em sua empresa, até porque se dedicou 100% à campanha. O movimento é acompanhado de perto pelo núcleo duro do governo. A despeito de Ailton ter garantido apoio a Paulo Serra para a eleição de 2020, esse “tempo” que ele pode dar à gestão possui várias interpretações. 

Reorganização

 Após nenhum representante do governo Paulo Serra (PSDB) ter obtido êxito nas urnas no dia 7, agentes políticos ligados ao tucano começam a se reorganizar. Há quem diga que Paulo Serra pretende contemplar alguns derrotados com vagas em secretarias no Paço. Especula-se que haveria fusão das Pastas de Cultura e Esportes e que o setor seria oferecido a Professor Minhoca (PSDB), que se candidatou a deputado estadual. O atual presidente da Câmara, Almir Cicote (Avante), que também concorreu à Assembleia, é outro nome cogitado para compor diretamente a administração.

Declarou voto

 Deputado federal reeleito pelo PPS de São Bernardo, Alex Manente declarou voto em Jair Bolsonaro (PSL) no segundo turno da corrida presidencial. “Acho que o Bolsonaro representa o sentimento de novo ciclo que as pessoas desejam da classe política, de ruptura do sistema. O segundo turno é disputado por quem já esteve no poder com muitos problemas (o PT) e alguém que rompe com o sistema”, justificou.

Atividade

 Santo André vai sediar no domingo ato contra o PT e a favor da eleição de Jair Bolsonaro (PSL) como presidente do País. A atividade acontece no Paço, a partir das 10h. A expectativa dos organizadores é reunir 5.000 pessoas. No mesmo dia está programado evento a favor de Bolsonaro na Avenida Paulista.

Levantamento

 O Instituto Paraná Pesquisas divulgou levantamento eleitoral de segundo turno na corrida ao governo de São Paulo. Ex-prefeito paulistano, João Doria (PSDB) é citado por 45,1%, enquanto o atual governador e candidato à reeleição, Márcio França (PSB), é lembrado por 41,1%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, eles estão empatados tecnicamente. Foram ouvidas 2.002 pessoas em 86 municípios paulistas.

Nem todos

 Na onda da popularidade do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), Coronel Nishikawa (PSL), de São Bernardo, se elegeu deputado estadual. Porém, Marcos Thomazini (PRTB), candidato a deputado federal, ficou pelo caminho. Ele se colocou como federal de Bolsonaro no Grande ABC e recebeu 2.109 votos.

Licença

 O vereador Carlos Humberto Seraphim (DEM) solicitou licença de 30 dias de sua função na Câmara de São Caetano – pedido que será analisado na sessão de hoje. O primeiro suplente do partido é Flavio Nakaoka (DEM), que recebeu 829 votos na eleição de 2016.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;