Memória Titulo
Começa a mais tradicional festa do Grande ABC
Ademir Medici
27/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 “Por que São Bernardo também era da Borda do Campo em sua denominação original?”

Geraldo Nunes, jornalista

 

 

Começamos a 2ª Semana São Bernardo 2017 com a indagação acima.

Borda do Campo, prezado Geraldo e amigos, foi um nome genérico de todo o Grande ABC, com as suas variantes: Tijucuçu em São Caetano, Pilar em Ribeirão Pires, Alto da Serra na faixa que vai do atual Riacho Grande a Paranapiacaba.

E tudo aqui era, de fato, um grande campo, ficando à borda da vegetação exuberante da Serra do Mar e a meio caminho de São Paulo de Piratininga e, daí, em direção aos caminhos pioneiros do Interior.

“Santo André da Borda do Campo”, a vila pioneira, de localização incerta e não sabida, trouxe a expressão ‘Borda do Campo’. E quando São Bernardo recuperou a sua autonomia político-administrativa, separando-se de Santo André, utilizou o ‘do Campo’ em seu novo nome, para diferenciar do nome ‘São Bernardo’ do antigo município, que até 1889 foi a ‘Freguesia de São Bernardo’.

O certo é que a expressão ‘Borda do Campo’ sobrevive em dois pontos do atual São Bernardo ‘do Campo’: denomina um dos afluentes do Ribeirão dos Meninos e uma rua próxima, junto à antiga Estrada do Vergueiro. E é por este ponto que, no próximo domingo, passará a Procissão de Nossa Senhora da Boa Viagem, com o cortejo ‘dos carroceiros’, neste ano lembrando os 300 anos do batismo da Borda do Campo, que em 1717 passou a se chamar ‘São Bernardo’, graças aos beneditinos que assumiram, enfim, suas terras, anos antes recebida por doação de Fernão Dias.

Esta página Memória sente-se feliz de ter proposto e influído para que a Procissão da Boa Viagem, este ano, saísse da antiga Borda do Campo, justamente para celebrar os 300 anos do nome São Bernardo.

A Festa da Boa Viagem começa neste domingo, 27. Às 10h de hoje, a imagem histórica de Nossa Senhora da Boa Viagem, conduzida por um carro de bombeiros, deixará a Basílica da Boa Viagem, no Largo da Matriz, em direção à Matriz da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, na Vila Marlene.

A imagem da santinha ali permanecerá durante toda a semana, com uma rica programação diária, para retornar à basílica no outro domingo, passando pelo local da antiga Capela São Bernardo dos beneditinos, no espaço que foi ocupado pela Villares e que hoje é ocupado por uma loja Carrefour, às margens do Meninos e do canalizado Córrego da Borda do Campo.

Em toda a sua história, a Procissão dos Carroceiros apenas uma vez saiu da Vila Marlene. Foi em 1992. Não conhecemos nenhuma fotografia daquela procissão. Mas hoje, finalmente, os fieis, conduzindo a imagem da Boa Viagem, voltarão a percorrer o solo sagrado da antiga Borda do Campo.

 

 

Nossas igrejas

Dr. Nevino Antonio Rocco seleciona páginas do suplemento de Natal do jornal A Vanguarda, que ele dirigia, com um ensaio sobre igrejas e capelas da época.

O ensaio foi escrito pelo jornalista Hermano Pini Filho. Data de dezembro de 1961. A reportagem focaliza, em fotos, várias igrejas, em quatro páginas. Como identificação, o logotipo reproduzido.

Hoje selecionamos duas capelas, a da Boa Viagem e a de Nossa Senhora de Fátima, em Vila Marlene.

A imagem histórica de Nossa Senhora da Boa Viagem foi abrigada na capela do Largo da Matriz, defronte à Basílica da Boa Viagem. É esta mesma imagem que hoje segue para a Vila Marlene, onde permanecerá durante uma semana. Domingo que vem, retorna em procissão, a célebre Procissão dos Carroceiros.

 

NOTAS

Mantemos as legendas originais escritas e publicadas em dezembro de 1961 por Hermano Pini Filho em A Vanguarda.

 

Cinquenta e seis anos depois...

A imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem fica em altar lateral da Basílica de São Bernardo. A capela de Nossa Senhora de Fátima, em Vila Marlene, foi reconstruída e passou a ser a sede da paróquia local, na antiga Borda do Campo, criada e instalada em 1966.

 

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 27 de agosto de 1987 – ano 30, edição 6531

Manchete – Sarney (presidente da República) confirma pressões pelo presidencialismo na Constituinte

São Bernardo – Grupo Escolar Maria Iracema Munhoz, a mais antiga escola, resgata memória

e une comunidade.

São Caetano – Lançada cruzada contra a Aids.

Informática (Ivone Santana) – Sistema Sisne é compatível com o MS-DOS.

 

Em 27 de agosto de...

1917 – A guerra. Do noticiário do Estadão: sobe para 27 mil o número de prisioneiros feitos pela Itália na batalha dos Alpes Julianos.

1972 – Inaugurado o busto de João Basso na Praça Olavo Fontoura, em São Bernardo.

O homenageado foi pioneiro na indústria moveleira local.

 

Hoje

Dia do Corretor de Imóveis

Dia Nacional do Psicólogo

Dia das Vocações Leigas

Dia do Catequista

 

Santos do Dia

Mônica

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 27 de agosto:

Em São Paulo, Americana, Itobi e Matão

No Paraná, Candói

Em Pernambuco, Correntes

No Rio Grande do Norte, Ielmo Marinho

Em Santa Catarina, Imaruí

No Ceará, Mauriti e Santa Quitéria

Em Alagoas, Minador do Negrão e Palestina

Em Goiás, Santa Cruz de Goiás

No Maranhão, São Vicente Ferrer




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;