Setecidades Titulo Em São Bernardo
Hospital Anchieta será modernizado

Unidade de S.Bernardo cuidará de oncologia e clínica médica; obras serão entregues em 2019

Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
18/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 O Hospital Anchieta, equipamento da rede pública de Saúde de São Bernardo, será transformado em uma unidade hospitalar de câncer e de clínica médica. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde da cidade, Geraldo Reple Sobrinho.

Desde o início de julho, parte do atendimento do hospital vem sendo transferida para o HC (Hospital de Clínicas) com o objetivo de se iniciar o processo de modernização e adaptações na estrutura, que devem começar no próximo mês. A movimentação, inclusive, levou alguns munícipes e comerciantes do entorno a suspeitarem do fechamento da unidade, o que foi negado à época pelo governo.

A previsão da Prefeitura é que as obras ocorram durante um ano e meio, sendo concluídas em 2019. Reple garante que a unidade não será fechada completamente. “Estamos transferindo o Anchieta devagar, em partes, para o HC. Mas não vamos conseguir desativá-lo totalmente. A ideia é manter atendimento pequeno, sem fechá-lo totalmente.”

O responsável pela Pasta de Saúde afirma que o atendimento aos pacientes da unidade não será prejudicado. “O Anchieta tem 140 leitos. No HC há 110 em funcionamento e tenho capacidade para 260 (pessoas). Consigo colocar o Anchieta (a estrutura de atendimento) inteirinho dentro do HC, e ainda sobra leito. Então, não teremos problema em relação ao atendimento à população durante as obras.”

Ainda segundo o secretário, o Anchieta realiza média de 5.000 atendimentos ambulatoriais por mês. “As consultas ficarão por lá, porque o ambulatório fica do outro lado da rua e a gente pretende manter grande parte disso lá”, explica.

Atualmente, a unidade hospitalar, inaugurada em 20 de agosto de 1958, é dedicada aos cuidados a pacientes cirúrgicos de diversas especialidades – entre as quais, vascular, torácica, de cabeça e de pescoço, cardíaca e pediátrica – e a internações clínicas que abrangem oncologia, nefrologia e cardiologia. “O Anchieta atendia muitas cirurgias, que já estão sendo transferidas para o HC, além de uma parte pequena de clínica médica. A meta (com a obra) vai ser que ele se torne um hospital de câncer e de clínica médica, enquanto o HC seja um hospital cirúrgico, mais completo”, explica Reple, salientando a necessidade de readequação do Anchieta. “Hoje, tenho tenho uma enfermaria de quatro leitos que não tem banheiro.”

O secretário comenta que ainda não tem o valor do investimento a ser feito pela Prefeitura. “Estamos orçando”, pontua. O que já está certo é emenda parlamentar do deputado federal Vicentinho (PT-SP) da ordem de R$ 2 milhões e a vinda de máquina de radioterapia, encaminhada pelo governo federal. O hospital passará a contar com dois aparelhos para tratamento do câncer.

“Há uma área do estacionamento que tem de ser derrubada para construir o bunker (local destinado a abrigar o equipamento), que é uma estrutura enorme. As obras (de derrubada dessa área) devem começar o mais rapidamente possível e, a partir de dezembro, iniciaremos (a construção do) bunker”, afirma Reple.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;