Política Titulo São Caetano
Aliados, Rede e Psol evitam aliança com PT

Legendas dizem que projeto petista é diferente e longe da esquerda

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
16/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


A parceria entre a Rede Sustentabilidade e o Psol em São Caetano, que construiu a candidatura de Sara Jane Zanetti (Rede) com o ex-vereador Devanir Morari (Psol) de vice, não tem espaço para o PT. A dupla garante que há tempos os ideais petistas não representam o pensamento da esquerda e, embora a base de filiados do PT ainda tenha pensamento esquerdista, a direção mostra alinhamento com as forças políticas locais, representadas pelo prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) e pelo ex-chefe do Executivo José Auricchio Júnior (PSDB).

“A Rede e o Psol amadureceram essa aliança para mostrar alternativa para São Caetano. Foi uma conjunção de projetos. O PT hoje tem projeto diferente. A postura do único vereador que eles (petistas) elegeram em 2012 (Pio Mielo, hoje no PMDB) mostra bem isso: assim que o Paulo Pinheiro foi eleito ele migrou para base de sustentação”, lembrou Devanir, que foi vereador pelo PT entre 1983 e 1992.

O Psol, criado em 2005, tem em sua direção expoentes que integraram o PT, como Horácio Neto e Fernando Turco (ambos serão candidatos a vereador). Desde a saída de Dilma Rousseff (PT) da Presidência da República, petistas históricos criticam o pragmatismo do partido e pedem guinada à esquerda novamente. Há quem defenda alianças com o Psol nas eleições de outubro. “As ideias hoje são diferentes. Há algum tempo que o PT não é opção de esquerda”, adicionou Devanir.

Pela primeira vez na disputa majoritária, Sara Jane acredita que o conservadorismo que marcou as últimas eleições em São Caetano já foi dissipado e que ela, como mulher, tem chance de conquistar boa parcela do eleitorado. “Estamos em um ambiente de atualização da política e novas necessidades surgindo. Vamos mostrar a verdade, trazer boas propostas, independentemente de gênero. Essa história (de mulher em São Caetano ser colocada de lado na corrida eleitoral) está no passado.”

O grande objetivo da parceria é emplacar nomes na Câmara de São Caetano. A meta ousada é de eleger de dois a três figuras da Rede ou do Psol para a próxima legislatura. O tom da campanha será justamente de negação às gestões de Pinheiro e de Auricchio, figuras que hoje polarizam as pesquisas de intenções de voto. “O Auricchio deixou dívida gigantesca em São Caetano e o Paulo Pinheiro não trouxe a mudança prometida em 2012”, reclamou Devanir, para quem Gilberto Costa (PEN) e Fabio Palacio (PR)não podem representar a alternativa à população local. “São filhotes desses caciques que aí estão. Projeto novo mesmo é o da Rede e do Psol.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;