Política Titulo Acertos
DGABC Pesquisas capta movimentação do eleitorado
Do Diário do Grande ABC
29/10/2012 | 07:10
Compartilhar notícia


 

O DGABC Pesquisas, instituto criado para avaliar a movimentação do eleitorado nas eleições deste ano, acertou a maioria dos levantamentos feitos no segundo turno. As sondagens foram publicadas pelo jornal no sábado e a votação foi domingo.

Nas cidades de Santo André e Diadema, a pesquisa foi fiel ao resultado das urnas, divulgado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Em território andreense, o petista Carlos Grana foi eleito prefeito com 53,92% dos votos válidos (excluídos os brancos e nulos). O estudo do Diário na véspera da eleição apontou 53,40% para o vencedor. Na segunda colocação, o chefe do Executivo Aidan Ravin (PTB) obteve 46,08%, enquanto a pesquisa anunciava 46,60%.

Números praticamente idênticos também em solo diademense. O vencedor Lauro Michels (PV) atingiu 60,44% dos votos. A marca apresentada pelo instituto foi de 59,80%. Mário Reali (PT), derrotado na tentativa de reeleição, alcançou 39,56%. A sondagem mostrou 40,20%.

Em Mauá, a vitória de Donisete Braga (PT) foi detectada, mas a vantagem foi exorbitante. O petista registrou 57,14% dos votos válidos. O levantamento sinalizava 50,50%. Derrotada pelo adversário governista, Vanessa Damo (PMDB) conquistou 42,86% do eleitorado, enquanto a sondagem revelava fatia um pouco maior, de 49,50%.

A diferença provavelmente pelo grande número de abstenções, que chegou a 17,33% das 293.145 pessoas aptas a ir às urnas na cidade, e da escolha dos indecisos, os quais, em sua maioria, devem ter optado pelo petista - apesar de os eleitores que definem o voto na última hora geralmente se dividirem.

A militância ativa do PT mauaense, que garantiu vitória para o candidato a prefeito do partido nas últimas cinco eleições, teria sido outro fator que contribuiu para o distanciamento de Donisete nos momentos finais do pleito.

Segundo o diretor de Redação do Diário, Sérgio Vieira, "o trabalho realizado pelo instituto, aliado à realização dos debates e à cobertura diária no jornal impresso e na DGABC TV, foi mais um instrumento colocado à disposição do eleitor para fazer a melhor escolha".

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;