Cultura & Lazer Titulo Animação
Região comemora
desenhos animados

Dia Internacional da Animação é celebrado com
sessões especiais no Grande ABC nesta segunda

Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
28/10/2013 | 07:19
Compartilhar notícia
Divulgação


As possibilidades dos desenhos animados têm lugar especial no universo do entretenimento desde 28 de outubro de 1892, quando o pintor francês Émile Reynaud realizou no Museu de Grevin, em Paris, a primeira projeção do seu chamado ‘teatro óptico'. Mais de 120 anos depois, a data é celebrada como o Dia Internacional da Animação e inspira evento temático com produções de todo o mundo. A mostra especial de curtas-metragens, montada por aqui pela ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação), ocorre simultaneamente em 30 países, sendo que no Brasil as sessões estão espalhadas por cerca de 300 cidades.


As atenções estão voltadas a uma exibição mundial às 19h30, quando as telonas irão abrir espaço para a Mostra Internacional, com 12 produções de nações como Espanha, França, Estados Unidos e Portugal. Animação 2D, stop-motion (que grava o filme quadro a quadro) e clay-motion (estilo derivado do stop-motion) foram as técnicas utilizadas pelos participantes. Alguns dos destaques são os títulos 'Casa Mecânica', 'Neighbours' e 'Pirates Can't Swim', todos desenvolvidos pela primeira turma da escola 'The Animation Workshop', da Dinamarca. Como não há restrição para o ano da produção, o ciclo traz 'Nuestro Pequeño Paraiso', projeto do diretor uruguaio Walter Tournier datada de 1983. A classificação etária é recomendada para maiores de 12 anos.

Em sua décima edição, a festa mais uma vez chega ao Grande ABC. Entre os sete municípios locais, fazem parte da programação gratuita espaços em Diadema, Mauá, Rio Grande da Serra e São Bernardo (veja quadro acima). "A ideia é que a pessoa perceba que um evento especial como esse ocorre dentro de sua cidade. A dimensão é macro em um contexto micro. É importante irmos até onde o povo está", diz Edson de Oliveira Barbosa, coordenador local de Mauá. "Nossa finalidade como cineclubista é garantir de inserção e abrir horizontes."

COMPLEMENTO

A passagem do Dia Internacional da Animação pela região não está restrita ao circuito internacional. Em Diadema, o espaço do Circo Escola coloca em cartaz, a partir das 14h, a Mostra Infantil, com 14 curtas-metragens nacionais, entre eles Paleolito (Rio de Janeiro), Buraco na Terra (Pernambuco) e O Segredo de Nina (Rio Grande do Sul).

O Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo, tem sessão de Luz Câmera Animação (2012), de Minas Gerais e com direção de Giovanna Guimarães. A programação completa do evento está no site www.abca.org.br/dia.

PROGRAMAÇÃO

DIADEMA

Circo Escola Diadema

(Av. Afonso Monteiro da Cruz, 259.

Tel.: 4044-5263)

14h - Mostra Infantil

19h30 - Mostra Internacional

MAUÁ

Associação Amigos do Bairro

do Jardim Canadá

(Av. Alfredo Sebastião da Silva, 1.000)

19h30 - Mostra Internacional

RIBEIRÃO PIRES

Cancela da estação ferroviária

de Ribeirão Pires

(Ao lado do terminal rodoviário)

19h30 - Mostra Internacional

SÃO BERNARDO

Teatro Cacilda Becker

(Praça Samuel Sabatini. Tel.: 4348-1081)

19h30 - Sessão do longa-metragem Luz Câmera Animação

MOSTRA INTERNACIONAL

- Nuestro Pequeño Paraiso (1983),

Uruguai

- Breakfast (2006), Polônia

- Onde Quer Que Vás, Lá Estarás (2008), Portugal

- The Sparrow Who Kept His Word (2010), Rússia

- Something Left, Something Taken (2010), Estados Unidos

- Neighbours (2012), Dinamarca

- Casa Mecânica (2013), Dinamarca

- Pirates Can't Swim (2013), Dinarmarca

- Gingerokalypse (2013), Dinarmarca

- The Reward (2013), Dinarmarca

- Gold (2013), França

- Història D'Este (2011), Espanha




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;