Memória Titulo Coluna
Inventário da memória de Santo André

O advogado Gerson Gomes da Silva retorna no tempo e assinala 190 pontos que ficaram na história da cidade, da Vila Guiomar ao Largo da Estátua, da Avenida Industrial à fábrica de arames que existiu na Vila Pires

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
20/02/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


No programa Memória na TV desta semana, a presença do advogado e memorialista Gerson Gomes da Silva, dos bons tempos do Gipem (Grupo Independente de Pesquisadores da Memória).

“Das recordações de minhas andanças pela inesquecível Santo André, me vi caminhando por diversas ruas. Confesso, a saudade bateu tão forte que resolvi colocar no papel aquilo que me vi e me sacudiu a memória”, escreveu Dr. Gerson em mensagem à Memória.

Seguiram-se sete laudas devidamente rubricadas pelo autor, em 190 pontos percorridos, que dividimos em 36 capítulos. Alguns capítulos estão no programa Memória da TV. Outros integrarão a Semana Gerson Gomes da Silva, que estamos bolando para abril, o mês de aniversário de Santo André.

Procuramos as imagens citadas pelo entrevistado. Uma delas: o primeiro boliche, que ficava na Rua Gertrudes de Lima e onde trabalhou um amigo do Gerson, Josafá Pereira Fonseca, o Fafá, que ficava no fundo da pista levantando as garrafas que eram derrubadas pelos competidores. Uma segunda imagem, que não temos: a do tobogã instalado no terreno depois ocupado pelo prédio das Lojas Nippon. Você, amigo leitor, teria uma foto dessas? Envia pra gente.

DR.GERSON

Nasceu em São João da Boa Vista, Interior de São Paulo, mas veio para Santo André, com os pais e irmãos, quando tinha 1 ano e meio. A família morou nas vilas Príncipe de Gales, Alice e Guiomar – aqui Gerson era vizinho do cantor Ed Carlos, ídolo da Jovem Guarda. 

O menino Gerson estudou com afinco, numa trajetória que o levou a se formar em duas faculdades, ciências contábeis e direito – é da turma de 1982 da Faculdade de Direito de São Bernardo.

Na 39ª Ordem dos Advogados de São Bernardo só não foi presidente, tendo exercido todos os demais cargos. Hoje é um dos mais brilhantes advogados do Grande ABC e tem sempre presente o tempo em que engraxava sapatos no Salão Cantamessa, que pertencia a Domingos Galuzzi e onde trabalhava o Sr. Rubens, apelido do amigo Manoel Fernandes.

Por sinal, é a imagem deste cenário, na Praça Embaixador Pedro de Toledo, o Largo da Estátua, a primeira que apresentamos na entrevista gravada. Acompanhem.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 20 de fevereiro de 1990 – Ano 32, edição 7307

Manchete – Osires Silva comandará a Infraestrutura no governo Collor. Ele presidiu a Petrobras por 25 meses no governo Sarney.

Salários – Empresas do Grande ABC dão reajustes que vão até 50%.

Transportes – A passagem dos trens de subúrbio da CBTU sobe hoje (20 de fevereiro de 1990) 50%.

São Bernardo – Volkswagen suspende pagamento de IPTU através de liminar.

Futebol – Domingo no Parque Antarctica: Palmeiras 4, EC Santo André 0.

Polícia – Empresário do Mato Grosso é assassinado em São Bernardo.

Em 20 de fevereiro de...

1720 – A alfândega de Santos passa a ter as mesmas atribuições que a alfândega do Rio de Janeiro, conforme provisão régia desta data.

1920 – Anúncio: para o Carnaval, rosas vermelhas artificiais de 20 centímetros de diâmetro a 2$000 a dúzia: Rua da Boa Vista, 63.

1940 – Em São Paulo funcionava a Associação dos Jornalistas Católicos. Vigorava o registro dos jornalistas não profissionais, criado pelo decreto-lei 1698, de 22 de outubro de 1930.

1960 – O industrial Vitor Simonsen retorna da Europa com novidades em cerâmica. Pretendia efetuar na Cerâmica São Caetano inovações quanto às cores para piso e fachada.

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 20 de fevereiro: 

- Em Tocantins, Angico, Araguanã, Bom Jesus do Tocantins, Cariri do Tocantins, Carrasco Bonito, Centenário, Fortaleza do Tabocão, Mateiros, Maurilândia do Tocantins, Palmeirante, Riachinho, Rio da Conceição, São Miguel do Tocantins, São Salvador do Tocantins e Sucupira. 

- Na Bahia, Ibitiara e Lafaiete Coutinho.

- Em Santa Catarina, Xaxim.

Fonte:IBGE.

Santos do dia

- Eleutério

- Zenóbio

- Leão de Catânia 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;