Cena Política Titulo
Será dada a largada
Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
28/07/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Três dos quatro principais candidatos ao governo de São Paulo realizam convenções hoje, para homologação de seus projetos eleitorais. Ex-prefeito de São Paulo, João Doria será anunciado pelo PSDB e terá como vice o deputado federal Rodrigo Garcia (DEM). Paulo Skaf, presidente licenciado da Fiesp, será confirmado pelo MDB, com a tenente-coronel da Polícia Militar Carla Danielle Basson como companheira de chapa. Luiz Marinho, ex-prefeito de São Bernardo, será lançado pelo PT, mas ainda sem definição de seu número dois. Falta apenas o governador Márcio França (PSB), que buscará a reeleição. Sua convenção está marcada para o próximo sábado. Ou seja, hoje marca o início da corrida eleitoral que se desenha o mais concorrido dos últimos tempos, graças à divisão no grupo governista liderado por Geraldo Alckmin (PSDB). A esperança do eleitor paulista, porém, é de debate de alto nível no pleito.

Expectativa
A defesa do prefeito afastado de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), aguarda para semana que vem um posicionamento do TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região sobre o pedido de reconsideração contra as medidas cautelares aplicadas pelo desembargador Maurício Kato contra o socialista. Solto pelo ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), Kato impediu, por exemplo, Atila retornar ao cargo. Nesta semana, o Ministério Público emitiu seu parecer – embora não tenha tornado público – sobre o caso, a pedido do desembargador. A expectativa é que, depois deste retorno, Kato decida se acata ou não o pedido para reconsiderar os impedimentos aplicados ao socialista.

Governista
Suplente de vereador de São Bernardo e hoje na Secretaria de Esportes, Samuel Alves (PSDB) assegurou que vai “seguir o caminho que meu líder maior, o prefeito Orlando Morando (PSDB), orientar” com relação à eleição. Seu nome foi ligado ao deputado Ramalho da Construção (PSDB), porém, ele disse que estará no palanque da dobrada oficial do Paço, formada pelo vice-prefeito Marcelo Lima (PSD), nome a federal, e a primeira-dama Carla Morando (PSDB), a estadual.

Frustração
O fato de o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT) colocar toda sua assessoria para trabalhar pela eleição da deputada estadual Ana do Carmo (PT) à Câmara Federal causou estremecimento no grupo do vereador Ronaldo Lacerda (PT), de Diadema. O parlamentar diademense também buscará vaga no Congresso e terá dobrada com Luiz Fernando. Ele esperava contar com apoio de parte da estrutura do aliado.

Presenças e ausências
Apesar da presença da primeira-dama de Santo André, Ana Carolina Barreto Serra, no ato de confirmação da pré-candidatura da primeira-dama de São Bernardo, Carla Morando (PSDB), a deputada estadual, a ausência do prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), foi bastante comentada. Paulo e o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), são amigos de longa data. Por outro lado, chamou atenção a participação do ex-deputado estadual Marquinho Tortorello (Pros) no evento.

Atividade
Pré-candidato a deputado estadual pelo PR de São Caetano e filho do prefeito José Auricchio Júnior (PSDB), Thiago Auricchio compareceu ao congresso de formação profissional da Feasa (Federação das Entidades Assistenciais de Santo André). Ele esteve na atividade a convite do prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), e acompanhado do deputado federal Alex Manente (PPS).

Roberto Leal
O PTB anunciou que o cantor Roberto Leal será candidato a deputado estadual pela legenda neste ano. A oficialização foi feita pelo presidente paulista da sigla, o deputado estadual Campos Machado. Português de 66 anos, Roberto Leal está no Brasil há quase 40 anos. “O Roberto Leal é uma espécie de embaixador da cultura portuguesa no Brasil e estou seguro de que, não só a colônia mas todos os paulistas, que admiram há quase 50 anos seu talento e sua simpatia, ficarão muito felizes por vê-lo representá-los em nossa Assembleia.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;