Cultura & Lazer Titulo São Caetano
Pró-Memória faz homenagem aos bairros

No mês em que é comemorado aniversário da cidade, morador pode relembrar sua história

Por Miriam Gimenes
08/07/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 Conhecer um pouco da história da cidade em que você mora é construir parte parte da sua trajetória também. Com essa ideia foi realizada pela Fundação Pró-Memória a exposição virtual de São Caetano e seus bairros, que está no ar no site www.fpm.org.br até o fim do mês. A mostra faz parte da comemoração do aniversário da cidade, que será no dia 28.

É nesta data em que se completam 141 anos desde que 28 famílias de imigrantes italianos originários da província de Treviso, no Vêneto, fizeram da cidade suas residências. Se estabeleceram, inicialmente, no atual bairro Fundação, nos arredores da Igreja São Caetano, na época, ainda uma capela.

Com a chegada de novos imigrantes, surgiram os estabelecimentos comerciais, indústrias e a população se expandiu gradualmente. Assim, começaram a formar as vilas, que podem ser vistas nos registros, como é o caso do bairro Cerâmica, em foto de 1950, e do bairro Santa Maria, com imagem da década seguinte. Outros pontos em destaque são o bairro Olímpico e o Largo Ermelino Matarazzo, em foto de 28 de julho de 1947.

As fotos fazem parte do acervo do Centro de Documentação Histórica da instituição, e reúne material que contempla 15 bairros da cidade. A divisão de São Caetano nessas áreas foi feita em 1968 por meio do decreto número 3.064.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;