Setecidades Titulo Suzantur
Sindicato alerta sobre corte de 100 funcionários da Suzantur

Demissão teria sido informada a diretor da corporação por gerente operacional

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
29/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz


 O Sindifisc (Sindicato dos Trabalhadores em Fiscalização, Inspeção e Controle Operacional das Empresas de Transporte de Passageiros, Gestoras e Prestadoras de Serviços) do Grande ABC denunciou, ontem, possível demissão de 100 funcionários incorporados pela Suzantur após a empresa assumir a gestão do transporte municipal de Santo André no lugar da Expresso Guarará, que está em processo de falência. Os profissionais atuam em 15 linhas que atendem a região da Vila Luzita.

Segundo o diretor financeiro do sindicato, Marco Aurélio Alves Teixeira, o Marcão, o anúncio do corte teria partido do gerente operacional do Terminal da Vila Luzita, Wagner Carvalho, durante reunião realizada na quinta-feira.

“Fui lá (terminal) conversar com ele (Wagner) para reintegrar um dos nossos diretores (André Piloto) no quadro de funcionários da Suzantur e ele só me respondeu com as seguintes palavras: ‘Espera até segunda-feira, depois da eleição, que mais 100 funcionários serão demitidos’. Fiquei surpreso”, destacou Marcão.

O sindicato, que já havia denunciado cinco demissões de fiscais desde o início da operação emergencial da Suzantur em Santo André, no dia 8, acredita que o corte poderá afetar todos os setores da empresa. “Só entre fiscais devem ser 17 (demitidos). Os demais, provavelmente, serão motoristas e cobradores”, revelou o diretor.

A possível demissão em massa de funcionários da Suzantur na segunda-feira é vista pela categoria como retrato da operação turbulenta da empresa em Santo André. Ao longo das três semanas em que a Suzantur tem atuado no município, a viação, comandada pelo empresário Claudinei Brogliato, tem sido alvo de constantes reclamações por parte de passageiros e de denúncias, incluindo a retirada de coletivos de Mauá, onde a empresa também assumiu a gestão do transporte municipal de forma emergencial, em 2013.

 

OUTRO LADO

Embora tenha se recusado, num primeiro momento, a atender a equipe do Diário, em rápida conversa Wagner Carvalho negou, ontem, ter anunciado possível demissão em massa na Suzantur. “Não existe isso. De fato, tivemos encontro (na quinta-feira) para conversarmos sobre o André, mas não falamos nada sobre demissão. Até admiro o (fato de o) Marcão falar uma coisa dessa. Você diz uma coisa e o cara fala outra”, afirmou.

Procurado pelo Diário para comentar o assunto, Claudinei Brogliato disse desconhecer o encontro entre Wagner e representante do Sindfisc e também negou a demissão de 100 funcionários. “Não terá (corte)”, declarou o proprietário da Suzantur, que, ao avistar a equipe do Diário, saiu em direção ao setor administrativo do Terminal da Vila Luzita.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;