Economia Titulo
Disciplina é uma das regras para passar em concurso público
Por Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
08/10/2007 | 07:24
Compartilhar notícia


Prestar um concurso público pode não ser tão fácil quanto parece. É preciso se preparar antes de realizar a prova. Essa é a principal dica de Fernando Piovezani, diretor da Meta Concursos de São Caetano.

Para ele, é preciso se informar, estudar aquilo que foi pedido no edital e saber as informações gerais. “O candidato precisa vivenciar um pouco do concurso”, explica.

Segundo ele, é preciso atentar ao grau de escolaridade exigido, idade, condições gerais da vaga, dentre outras exigências.

Na visão de Piovezani isso auxilia o candidato a não se comprometer com aquilo que não pode cumprir. “Grande parte das pessoas não lêem as informações do edital, e depois de aprovados não conseguem cumprir as exigências básicas do cargo”, alerta.

Outra dica é aliar a teoria à prática. O diretor da Meta explica que o conteúdo das provas é muito abrangente, por isso, a importância de se basear em provas anteriores e refazê-las. “O inscrito deve se focar em estudar mais as áreas do conhecimento que estão diretamente ligadas com a carreira que pretende seguir”, conclui. Feito isso, o alerta é: se alimentar bem antes da prova, ficar atento ao passar as questões para o gabarito e chegar antes do horário.

AUTODIDATA

Nem sempre é possível pagar um curso preparatório. Mas isso não é problema. De acordo com Thiago Sayão, diretor de planejamento de toda a rede da Meta, a pessoa pode comprar material didático, apostilas, livros e, até mesmo, informações e conteúdos programáticos pela internet e sites especializados.

O importante, segundo ele, é ter uma forma de se estudar. “Isso exige disciplina, e muita dedicação”, reforça Piovezani.

É preciso dividir os estudos em três partes. Primeiro entender a parte teórica dos assuntos solicitados, depois o funcionamento da banca – os assuntos mais solicitados e o perfil das questões – e por fim, é preciso fazer simulados. Outra dica é fazer outras provas. “Muitas matérias são comuns nos concursos, por isso seria necessário prestar alguns antes de fazer o seu concurso”.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;