Política Titulo
PT aponta terrenos da Prefeitura doados por Dib
Por Leonardo Fuhrmann
Do Diário do Grande ABC
08/10/2007 | 07:05
Compartilhar notícia


Depois de ouvir o ministro da Previdência, Luiz Marinho (PT), criticar a sua decisão de vender e não doar um terreno para a UFABC (Universidade Federal do ABC), o prefeito de São Bernardo, William Dib (PSB), partiu para o ataque. Em meio a acusações a Marinho, apontado como candidato petista à sua sucessão, Dib disse que não poderia doar o que não é dele.

Petistas da Câmara Municipal, como Wagner Lino e Tião Mateus, que são críticos do que consideram falta de critérios de Dib para doar ou ceder imóveis públicos, fizeram uma lista das áreas entregues pelo prefeito. O objetivo dos vereadores foi mostrar que o discurso usado por Dib para atacar Marinho não tem ligação com as práticas políticas do prefeito. “Preparamos a lista para mostrar que ele fala uma coisa quando na verdade faz outra bem diferente”, critica Mateus.

Dib doou, por exemplo, terrenos da Prefeitura de São Bernardo para que o Governo do Estado fizesse a instalação de um fórum, delegacias e do CDP (Centro de Detenção Provisória). “Mais uma vez precisamos cooperar com o governo do Estado de São Paulo, em busca de uma solução para o problema que afeta os presos provisórios de nosso município”, afirmou o prefeito na justificativa do projeto.

Mas o maior alvo das críticas da oposição não é a doação de terrenos para o governo estadual, mas a cessão para entidades, muitas vezes com dispensa de processo licitatório. Foi nestas condições que o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do ABC, a Associação Paulista de Medicina, a Sociedade São Vicente de Paulo, a Associação Beneficente de Coleta de Sangue, a Assistência Social e Promocional “O Brasil para Cristo” e o Instituto Social das Irmãs de Maria Banneux receberam o direito de uso de terrenos públicos.

Além da UFABC, a Faculdade de Direito de São Bernardo, mesmo sendo uma entidade pública municipal, teve de pagar por um terreno da Prefeitura, que fica próximo ao da universidade federal. A cobrança foi uma solução de Dib depois que a Justiça decidiu que a Prefeitura deveria devolver à autarquia R$ 54 milhões que pegou em dezembro de 2004, para cobrir despesas da administração.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;