Internacional Titulo
Primeiro-ministro irlandês quer afastar católico de Conselho
Do Diário do Grande ABC
28/10/2000 | 15:33
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro da Irlanda do Norte, o protestante David Trimble, propôs neste sábado a seu partido reunido em Belfast a exclusao de Sinn Fein do Conselho dos Ministros Norte-Sul. A medida seria adotada enquanto seu braço armado, o IRA (Exército Republicano Irlandês), nao tiver avançado em matéria de desarmamento).

Esta sançao será levantada quando o IRA se comprometer de maneira substancial a negociar com a comissao independente sobre o desarmamento, presidida pelo general canadense John de Chastelain, afirmou Trimble em sua moçao no conselho de dirigentes do Partido dos Unionistas de Ulster (UUP).

O Conselho de Ministros Norte-Sul, que reúne o Executivo de Dublin e de Belfast várias vezes ao ano, é uma peça chave do acordo de paz de abril de 1998, e a mais apreciada pelos católicos republicanos.

A expulsao de Sinn Fein, que David Trimble poderia provocar ao se negar a firmar acordo para que participe em cada reuniao, deve gerar notáveis reaçoes da comunidade católica nacionalista, segundo os observadores.

Com esta moçao, o chefe protestante tenta acalmar a ala radical do seu partido que apresentou uma moçao mais dura, convocando a UUP, o maior partido protestante nao-irlandês, a boicotar o parlamento de Stormont e o Executivo nao-irlandês se o Ira nao começar a desmontar seu arsenal militar até o próximo dia 30 de novembro.

O chefe das fileiras de ``descontentes' da UUP, Jeffrey Donaldson, tinha avisado no dia anterior a Trimble, que, se neste prazo o IRA nao tivesse começado a entregar seu arsenal, o governo biconfessional nao-irlandês deixaria de existir.

David Trimble propôs também examiniar de novo a sançao contra Sinn Fein em janeiro próximo. Além disso, exigiu ``informes regulares, pelo menos mensais' feitos pela comissao encarregada de vigiar o desmantelamento do arsenal dos paramilitares, que inclua um calendário e datas limite.

Uma exigência similar tinha sido formulada no passado pelos unionistas e foi rechaçada pelo IRA e por Sinn Fein, provocando a suspensao da Assembléia e do Executivo nao-irlandês durante quatro meses.

Os nacionalistas tinham advertido entao que outra crise no processo de paz poderia ser fatal para a experiência de divisao do poder entre católicos e protestantes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;