Economia Titulo Comércio exterior
'Mercosul dificulta acordos bilaterais', da CNI
Por
15/07/2010 | 07:17
Compartilhar notícia


A realização de acordos bilaterais brasileiros tem sido ínfima em grande parte por conta da união do País com outras nações do Mercosul, na avaliação do presidente em exercício da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Robson Andrade. "Muito (dessa participação pequena em acordos bilaterais) é porque tem que ser por meio do Mercosul. Isso tem dificultado um pouco os acordos", disse, após discursar no 4º Encontro Empresarial Brasil - União Europeia, realizado pela entidade no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

Andrade salientou que o bloco sul-americano acaba fortalecendo as negociações, quando elas conseguem sair do papel. "Mas seria mais fácil se estivéssemos sozinhos", comentou. Isso porque, além de divergências com o país em negociação, é preciso tratar primeiro da falta de consenso interno. "Há divergências entre Brasil e Argentina, e com o Paraguai, e com o Uruguai...", citou.

O presidente da CNI pontuou ainda o que parece ser o mote do encontro realizado em Brasília: a insatisfação doméstica com o protecionismo de mercado adotado por países desenvolvidos. "Temos enfrentado problemas com outros países, que têm se fechado", disse, salientando que o aumento do número de barreiras tarifárias é o maior exemplo dessa movimentação. "Precisamos discutir isso para abrir mercados para as empresas brasileiras", continuou.

Na avaliação do empresário, as negociações estão em ritmo muito lento. "É preciso avançar mais", afirmou. Ele admite que parte dos atrasos nas negociações se dá atualmente ainda por conta dos reflexos da crise financeira internacional. Mas, além disso, o presidente da CNI voltou a citar dois pontos recorrentes do discurso de empresários aos quais são vistos como obstáculos para a produção: a valorização do real e a elevada carga tributária.

Andrade mostrou ainda insatisfação com o aumento das exportações de commodities brasileiras acima dos produtos manufaturados. "O Brasil precisa exportar mais manufaturados", avaliou.

Por isso, segundo ele, a importância do encontro de hoje. Para o executivo, o crescimento do mercado doméstico tem atraído empresas multinacionais, mas o que se quer é fazer o caminho de volta para que o Brasil tenha mais representatividade no comércio mundial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;