Política Titulo Ribeirão Pires
De pijama, Volpi pode retornar a figurar as urnas em 2016

Descontentamento com atual governo em Ribeirão Pires credencia possível retorno do petebista, que falava em aposentadoria

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
15/06/2014 | 07:12
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Prefeito de Ribeirão Pires por duas vezes (2005 a 2008 e 2009 a 2012), Clóvis Volpi (ex-PV, hoje PTB) voltou a ser cortejado no bastidor para voltar a disputar o Paço em 2016. Aos 66 anos, o petebista garante que não pretende voltar a disputar eleições, mas sua ida ao governo do Estado – é secretário adjunto de Esporte – e o fato de algumas ações do governo Saulo Benevides (PMDB) não terem decolado podem fazer o ex-prefeito tirar o pijama e figurar as urnas na próxima eleição municipal.

Antes mesmo de deixar o comando do Paço, Volpi já antecipava sua aposentadoria política, mas fazia questão de destacar que os únicos motivos que o faria retornar ao confronto eleitoral seriam as provocações dos adversários. Passados um ano e meio do início do governo Saulo, a dupla ainda protagoniza embates no bastidor. O naufrágio da candidatura governista do ex-vice-prefeito Edinaldo de Menezes, o Dedé (PPS) – teve o registro da candidatura cassado – na corrida pelo Paço em 2012 também justificaria possível confronto direto entre os dois em 2016. Mas Dedé, desta vez, estará apto.

Volpi ingressou no PTB em 2013 e foi nomeado no segundo escalão do governo Geraldo Alckmin (PSDB) – José Auricchio Júnior (PTB) comanda a Pasta de Esporte, Lazer e Juventude. Antes disso, o ex-prefeito foi uma das principais lideranças do PV no Grande ABC.

Mas foi pelo PSDB que o hoje petebista registrou a maioria de suas vitórias nas urnas. Pela agremiação tucana, Volpi foi vereador de Mauá por duas vezes (1983 a 1988 e 1992 a 1996), deputado estadual entre 1995 e 1998 e deputado federal de 1999 a 2002.

O ex-prefeito também chegou a cogitar disputar a Prefeitura de Mauá em 2012. Mas desistiu no meio do caminho com a possibilidade de a Justiça Eleitoral caracterizar eventual terceiro mandato no Executivo.

Mesmo fora do PSDB, Volpi possuia bom trânsito na alta cúpula do tucanato estadual. Prova disso foi sua quase ida ao Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) em 2011, quando ainda governava o Ribeirão. Ele só não teria assumido a autarquia porque a legislação determinava que o superintendente da empresa estadual fosse engenheiro – Volpi é professor.

Mesmo alegando estar afastado da política, Volpi assumiu recentemente a coordenação do PTB no Grande ABC, em substituição de Silvio Ravin, que migrou para o PSB junto ao irmão, o ex-prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PSB). Na sigla petebista, o ex-prefeito tem a missão de recuperar a legenda na região, que perdeu representantes tanto no Executivo quanto no Legislativo no último pleito.

Este é o sexto perfil de ex-prefeito feito pelo Diário. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;