Cultura & Lazer Titulo
Oito versões de um crime
Por Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
14/03/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


O presidente dos Estados Unidos sofre uma tentativa de assassinato em uma praça lotada da Espanha, antes de discursar sobre o terrorismo internacional. Oito pessoas que estavam no local apresentam versões e explicações diferentes para o ocorrido.

Este é o enredo do thriller do diretor inglês Pete Davis, Ponto de Vista, que estréia hoje na região e na Capital. Os atores Dennis Quaid (de Tudo pela Fama) e Matthew Fox (que faz o papel do heróico médico Jack Shepard, no seriado Lost) interpretam dois agentes encarregados de garantir a segurança do presidente Ashton (William Hurt).

Entre os populares que aguardavam o discurso do político na praça, estava o turista norte-americano Howard Lewis (Forest Whitaker). Ele acredita ter filmado o atirador e passa a considerar o atentado como sua grande oportunidade para se tornar um herói.

A lista de testemunhas inclui ainda a produtora Rex Brooks (Sigourney Weaver), que trabalha em um noticiário de TV. Antes das filmagens, a atriz acompanhou o cotidiano de repórteres e produtores.

TRAMA

Conforme esses e outros personagens vão se revelando na trama, o filme apresenta reviravoltas e cenas eletrizantes de tiros, bombas explodindo e incríveis perseguições de carros. De acordo com Travis, que dirigiu a minissérie Henrique VIII, vencedora do prêmio Emy, a multiplicidade de informações instiga a curiosidade do espectador. “Você tem oito pessoas diferentes, oito maneiras de enxergar o mundo, oito peças de um jogo de quebra-cabeça. Você não consegue desvendar o mistério deste filme sem ver o mundo do ponto de vista de cada uma dessas pessoas”, explica o diretor, no texto de divulgação do longa-metragem.

INTERPRETAÇÃO

Para Dennis Quaid, a tarefa de elaborar o perfil do agente Barnes representou um desafio e um instigante exercício de atuação.

 “Interpreto de um jeito quando a história é contada do meu ponto de vista, mas quando o ponto de vista do filme muda, interpreto da maneira que o personagem o vê”, explica o veterano ator.

Quaid não esconde a admiração pelo trabalho do diretor. “Eu tinha visto o filme anterior de Pete, Omagh, que é sobre um ataque terrorista à bomba do IRA, na Irlanda. Eu gosto de seu estilo realista de fazer filmes, tem muita ação.”



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;