Política Titulo Para deputado
Psol da região aposta em ex-prefeituráveis para deputado

Aldo Santos, José Silva, Marcelo Reina e Alberto Ticianelli integram lista de candidatos

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
21/06/2014 | 07:17
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Dos cinco prefeituráveis do Psol no Grande ABC em 2012, quatro retornarão às urnas neste ano, disputando vaga de deputado. Aldo Santos (São Bernardo) e José Silva (Mauá) pleiteiam vaga na Câmara Federal. Já Marcelo Reina (Santo André) e Alberto Ticianelli (Ribeirão) estão de olho na Assembleia Legislativa. Apenas Fernando Turco, que disputou o Paço de São Caetano há dois anos, não integra a lista de postulantes.

A definição dos nomes ocorreu semana passada, durante convenção estadual da sigla, que ratificou o professor da UFABC (Universidade Federal do ABC) Gilberto Maringoni para representar o Psol na disputa pelo governo estadual.

A lista de postulantes socialistas da região tem 20 nomes, superior ao PT, que homologou 13 candidatos, e o PSDB, que pode ter no máximo dois candidatos. Nas sete cidades, a sigla socialista possui 2.413 filiados, correspondente a 0,1% dos mais de 2 milhões de eleitores da região. Por outro lado, PT e PSDB contam com 25.852 e 15.068 associados, respectivamente.

Com 3.596 votos conquistados na disputa pelo comando do Executivo são-bernardense em 2012 (0,91% dos válidos), Aldo Santos afirma que sua candidatura vai dialogar com a “rebeldia” das ruas, registrada em junho do ano passado. “A candidatura tem objetivo de interagir com os milhares de brasileiros que protestaram (a princípio pedindo redução da tarifa de ônibus) apresentando suas reivindicações”, disse.

Aldo também pretende atingir a fatia do eleitorado que ainda não escolheu em quem votar. Em 2010, ele foi candidato a vice-governador na chapa socialista, encabeçada por Paulo Búfalo, mas teve a candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral e foi retirado do pleito para não prejudicar o aliado.

Novamente apresentando o slogan “tostão contra o milhão”, José Silva comemora a pouca quantidade de postulantes a deputado federal em seu reduto eleitoral. Além dele, Apenas Helcio Silva (PT), que buscará a reeleição, e Batoré (PRB) vão figurar por Mauá pleiteando assento de deputado federal.

“Esse número reduzido (de postulantes) é um fator positivo para a disputa eleitoral”, disse o socialista. Em 2012, ele registrou 2.202 adesões (1,1% dos válidos).

Na relação de postulantes, outros nomes conhecidos do eleitorado, como Ricardo Alvarez. Prefeiturável andreense em 2008, ele disputará assento em Brasília, assim como fez em 2010. O ex-vereador de São Caetano Horário Neto vai buscar vaga no Parlamento estadual.

Em contrapartida, a sigla apresenta opções pouco conhecidas, como Isabel Perez, de Diadema, e Raniel Santos, de São Bernardo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;