Cena Política Titulo
À espera da resolução

As sessões da Câmara de Santo André têm sido acompanhadas de perto por agentes que, até então, não conheciam a vida Legislativa

Do Diário do Grande ABC
25/05/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


As sessões da Câmara de Santo André têm sido acompanhadas de perto - e com certa curiosidade - por agentes que, até então, não conheciam a vida Legislativa. E, pelo jeito, parecem não ter apreciado o cotidiano da Casa de Leis.

Há mais de dois meses, representantes da Asucraisa (Associação dos Usuários da Craisa) estão de olho em seus interesses, os quais dependem da ação dos vereadores da cidade.

O objetivo é conseguir a aprovação de projeto de lei, negociado com o governo, que garanta aos atuais permissionários da Craisa continuar trabalhando nos boxes após a chegada de novos investidores no Ceasa Grande ABC.

A autarquia receberá investimento de aproximadamente R$ 11 milhões da iniciativa privada a fim de aumentar a capacidade em 60 boxes. Além disso, contará com um posto de serviços automotivos.

Mas na última terça-feira, novamente a presença deles foi em vão.

A proposta estava prevista para ser votada, mas como apenas 13 dos 21 vereadores participaram da sessão, não foi possível aprovar a matéria por falta de quorum.

São necessárias 14 adesões para a propositura ser aprovada.

Rápidas

1 - Embora a Prefeitura de São Caetano tenha comemorado a conquista de unidade da Fatec (Faculdade de Tecnologia), implantada no município em parceria com o governo do Estado no mês retrasado, um fator é preocupante: a primeira escola de ensino universitário gratuito da cidade não atende tantos alunos moradores de São Caetano como imaginavam os líderes políticos.

2 - A constatação foi feita durante a inauguração da faculdade, dia 15 de março. Na ocasião, o governador José Serra (PSDB) foi recepcionado por cerca de 40 estudantes - as aulas já haviam sido iniciadas. O tucano então perguntou aos alunos se eram de São Caetano e, para o constrangimento dos políticos locais, a resposta positiva foi dada por apenas uma pessoa da classe.

3 - A Câmara de São Caetano aprovou nesta semana a criação da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher e para a Igualdade Racial. O projeto do Executivo - uma exigência do governo federal para o repasse de verbas - foi elogiado pelos 11 vereadores, mas o artigo primeiro da matéria gerou polêmica.

4 - O item diz que a Coordenadoria será vinculada à Diretoria de Saúde e Vigilância Sanitária. Os oposicionistas Edgar Nóbrega (PT) e Horácio Neto (Psol) consideraram que a ligação deveria ser feita com a Diretoria de Assistência Social e Cidadania ou diretamente com o gabinete do prefeito José Auricchio Júnior (PTB). Gilberto Costa (PP), líder de governo na Câmara, defendeu a originalidade da propositura, "pois há um artigo em que o departamento pode interagir com qualquer outro órgão da Prefeitura".

5 - Após ser oficializado como vice na chapa que disputará a Prefeitura de Diadema, encabeçada pelo deputado estadual José Augusto da Silva Ramos (PSDB), o ex-vereador Manoel José da Silva, o Adelson (PSB), confirmou que deixará o cargo de presidente municipal de sua legenda para se dedicar somente à campanha eleitoral. A função neste período será exercida pela atual vice-presidente, Sônia Rodrigues.

6 - O PR de Diadema, que recentemente oficializou apoio à pré-candidatura a prefeito do deputado estadual Mário Reali (PT), está próximo de efetuar uma coligação proporcional com o PMDB. A projeção do presidente municipal da legenda, Ourives Martins de Oliveira, é formar uma chapa com aproximadamente dez candidatos a vereador.

Você sabia?
Alex Manente foi eleito vereador de São Bernardo em 2004 com 12.507 votos e entrou para a história como o parlamentar mais votado do Grande ABC;

No início do mandato, tornou-se líder do governo William Dib (PSB), cargo exercido até meados de 2006, quando se lançou candidato a deputado estadual;

Não obteve apoio da administração - que trabalhou para reeleição do deputado estadual Orlando Morando (PSDB) - e abandonou o grupo;

Foi eleito deputado com 60.751 votos;

Ao lado do pai, Otávio Manente, Alex diz comandar a terceira via na cidade e está cotado para encabeçar a chapa majoritária na eleição municipal.

Frases
"O dia em que Lula deixar a classe dos trabalhadores se transformará em mais um joguete do imperialismo, da direita e da elite deste País."
Wagner Lino, líder da bancada petista de São Bernardo, que atrela a popularidade do presidente da República à sua ligação com os trabalhadores.

"O PT ainda vai dar um golpe no Gilson, que ficará chupando dedo."
José Augusto da Silva Ramos (PSDB), deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Diadema, sobre a composição da chapa petista - encabeçada pelo deputado estadual Mário Reali (PT) e com Gilson Menezes (PSC) como vice - que concorrerá à Prefeitura em outubro.

"É bom, porque mostra que o trabalho feito na Câmara está sendo reconhecido. Demonstra prestígio político."
Paulinho Serra (PSDB), vereador de Santo André, ao contabilizar o número de pessoas - cerca de 900, segundo ele - que participaram da festa de aniversário dele, realizada no último dia 15 de maio, no Clube Primeiro de Maio.

"O trajeto direto evita a baldeação no Terminal Sacomã e promove ganho de tempo e comodidade aos usuários."

Edgar Nóbrega (PT), vereador de São Caetano, ao comentar a iniciativa dos 11 parlamentares da Casa, que assinaram juntos requerimento para pedir à Secretaria Estadual de Transportes mais velocidade na implementação do reinício de funcionamento da linha de ônibus que leva os passageiros da cidade até o Parque Dom Pedro II, no Centro da Capital.

Entrevista
Alex Manente

O PPS definiu o quadro de alianças em praticamente todas as cidades do Grande ABC - com exceção de Mauá, onde Wagner Rubinelli ainda mantém a pré-candidatura. Coordenador regional da sigla, o deputado estadual e pré-candidato a prefeito de São Bernardo, Alex Manente, garante que a legenda está se "reestruturando" para lançar candidatura própria nas sete cidades no pleito de 2012. Para garantir o espaço, o PPS não se aliará apenas aos partidos da base aliada ao governo Lula. "Cada município tem uma realidade", explica. Otimista, revela o principal reduto eleitoral do partido. "São Bernardo lidera o movimento do PPS na região."

DIÁRIO - Em qual cidade do Grande ABC o PPS cresceu mais desde a última eleição?
ALEX MANENTE - Eu não tenho dúvida que São Bernardo lidera a movimento do PPS na região, por conta do mandato de deputado que surgiu na cidade e do crescimento sólido com o lançamento da candidatura própria. Mas queremos a reestruturação do partido e essa eleição potencializará as novas mudanças em todas as cidades do Grande ABC.

DIÁRIO - Qual a tática da sigla para conquistar cadeiras na Câmara de Santo André?
MANENTE - Apoiamos a candidatura do DEM e estamos com uma chapa proporcional de vereadores muito forte. Acreditamos que fixaremos duas cadeiras na cidade, onde nunca elegemos vereadores, e já nos preparamos para lançar candidatos a deputados estadual e federal e compor chapa majoritária.

DIÁRIO - Há alguma chance de mudar o cenário em São Caetano, onde a sigla apóia o PT?
MANENTE - De forma alguma. Já estamos fechados na cidade, onde disputaremos a eleição majoritária.

DIÁRIO - Por que o PPS recuou e decidiu evitar a pré-candidatura a prefeito em Diadema?
MANENTE - Simplificamos. O PPS estava composto com o PSB, mas achamos que o melhor caminho era formar a frente para apoiar o PSDB.

DIÁRIO - A pré-indicação de Wagner Rubinelli à sucessão de Mauá será mantida?
MANENTE - Rubinelli se posiciona como pré-candidato a prefeito, mas acredito que será construída uma frente suficientemente forte para ganhar do PT. Nossa pré-candiatura pode se posicionar tanto para disputar no primeiro turno e apoiar a situação no segundo, como compor uma grande frente já no primeiro momento.

DIÁRIO - Como está a movimentação do partido em Ribeirão Pires e Rio Grande?
MANENTE - Em Ribeirão estamos fechados com o prefeito Clóvis Volpi (candidato à reeleição pelo PV) e a indicação do vice é praticamente certa. Em Rio Grande também apoiaremos o prefeito Adler Kiko Teixeira (prefeiturável do PSDB) e teremos uma cadeira de vereador.

DIÁRIO - Afinal, qual a linha do PPS, que se coliga com a direita em uma cidade e com a esquerda em outra?

MANENTE - Cada município tem uma realidade e temos de respeitar as lideranças locais. O importante é trabalhar para garantir um projeto político favorável, seja ao lado da oposição ou sustentação, porque a intenção é disputar todas as prefeituras em 2012, com subsídio e base eleitoral. (Rita Donato)

Destaque da Semana
A última cartada do prefeito de São Bernardo, William Dib (PSB), na semana passada, complicou ainda mais a vida do ex-prefeito Maurício Soares (PSB) dentro da legenda. Após reunião realizada com a cúpula governista, na segunda-feira, o ex-secretário de Habitação Ademir Silvestre (PSB) - cotado como vice do PSDB - protocolou sua pré-candidatura à sucessão municipal.

A jogada pode marcar dois pontos ao mesmo tempo: inviabilizar a pré-candidatura de Maurício - que ainda não protocolou documento no diretório - e evitar que o socialista garanta apoio ao principal adversário político do grupo, o ministro da Previdência, Luiz Marinho (PT), já que a determinação da nacional é o lançamento da candidatura própria em todas as cidades.

Na dúvida do time que o ex-chefe do Executivo jogará, o PSB decidiu levar a candidatura de Silvestre adiante. Segundo o presidente da Comissão de Ética da executiva municipal, Nilton Barreto, o cenário está definido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;