Economia Titulo
Estudantes perdem estágio durante férias
Por Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
17/01/2011 | 07:10
Compartilhar notícia
Divulgação


Muitos jovens perdem a oportunidade de conseguir uma vaga de estágio neste início de ano. Isso porque boa parte dos estudantes trocam os processos seletivos pelas praias e a tranquilidade das férias.

Cerca de 70% dos estudantes chamados a comparecer aos processos realizados neste mês acabam faltando na atividade, segundo Wagner Bezerra, analista de Recursos Humanos do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios). Nos demais meses, o índice de faltas nos processos gira em torno de 10%.

"Esses alunos acabam perdendo boas oportunidades. O início do ano é conhecido como temporada de vagas. Não se pode perder uma chance dessas", frisa o analista.

Isso acontece porque muitos estudantes se formam no final do ano e são efetivados ou rescindidos. Por isso, as empresas disponibilizam novos postos nos primeiros três meses. "O reaquecimento da economia também é um fator responsável pelo maior número de ofertas de estágio", diz o presidente da Abres (Associação Brasileira de Estágios), Seme Arone Junior.

O analista do Nube aconselha os jovens a aproveitar o mês de férias para ‘correr atrás' dos postos, já que a concorrência é menor. "Disponibilizamos estágios cuja bolsa auxílio é de R$ 1.000, em janeiro."

INSERÇÃO NO MERCADO - Para Eduardo de Oliveira, superintendente de operações do Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola) ter estágios no currículo é bem visto pela classe empresarial. "As empresas enxergam que essa é uma oportunidade de formar talentos e suprir a carência de mão de obra qualificada. Não é por acaso que 64% dos estagiários são efetivados nas companhias", acrescenta.

Esta é uma das principais razões para que os jovens não deixem de procurar vagas no primeiro trimestre do ano - época em que o volume de novas oportunidades chega a ser até 20% superior em relação aos demais meses. Para se ter uma ideia, o Ciee reúne neste momento 18 mil postos no Estado de São Paulo.

De acordo com o Censo do Inep/MEC e dados da Abres, o País tem 5 milhões de estudantes no nível superior e somente 740 mil fazem estágio. No médio e técnico são 8,35 milhões de alunos e 260 mil estagiários. Para este trimestre, a previsão é de 210 mil novas vagas, tornando esse o melhor momento para conseguir a oportunidade de exercitar a profissão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;