Setecidades Titulo
Polícia Ambiental apreende 71 pássaros em Sto.André
Paula Nunes
Do Diário do Grande ABC
02/08/2006 | 07:30
Compartilhar notícia


A Polícia Ambiental de São Bernardo apreendeu segunda-feira 71 pássaros de diversas espécies da fauna brasileira. Os animais estavam na casa de Francisco Pereira do Nascimento, no Jardim Las Vegas, em Santo André. Ao revistarem o local, os policiais encontraram ainda um revólver calibre 38, sem registro, escondido dentro de uma caixa de ferramentas. Como Francisco não possui permissão para portar arma de fogo e os pássaros não são de criação autorizada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), o comerciante foi preso em flagrante.

Francisco justificou que vendia as aves para sustento da família e que elas foram compradas na feira do rolo em São Mateus, Zona Leste da Capital. O comerciante responderá agora por crime ambiental contra a fauna e por porte ilegal de arma.

Os pássaros estavam acomodados em gaiolas de madeira em bom estado, eram alimentados regularmente e até ouviam música para que cantassem mais, o que valoriza o preço no mercado paralelo de aves silvestres. Segundo o sargento da Polícia Ambiental que comandou a operação, Marcelo Tadeu Clemente, a atividade ilegal de Francisco foi descoberta por meio de uma denúncia anônima.

Ao todo foram confiscados 38 canários da terra, 4 coleirinhas, 2 pintassilgos, 5 galos de campina, 2 sabiás, 6 picharros, 11 pássaros pretos e 3 azulões. Os pássaros chegam a valer R$ 200 no comércio irregular. As aves encontradas com Francisco, garantem os policiais, custariam no mínimo R$ 50, pois eram bonitos e bem cuidados. O comerciante não possui antecedentes criminais e deve responder aos crimes em liberdade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;