O diretor de design da empresa, John Loring, virá no dia 5, às 20h, para a noite de autógrafos de seus livros. Ao todo, ele produziu 11, sobre história, curiosidades e o design lá produzido.
A exposição reúne peças do acervo e coleções atuais. São três temas: Café Society, peças em pedras preciosas trabalhadas em ouro – as favoritas das socialites dos anos 40 e 50 –, O Legado de George Frederick Kunz, geólogo que descobria gemas para os desenhistas combiná-las de 1879 até 1932, e A Tradição Continua, que mostra como a designer Paloma Picasso manteve as pedras preciosas coloridas na moda.
Desde 1837 – Charles Lewis Tiffany e John B. Young fundaram a empresa em 1837, como um comércio de artigos de luxo e papelaria. Com o passar dos anos, vendia presentes de aniversários, anéis de noivados, fazia listas de casamentos e até artigos para bebês. Em 1840 veio o reconhecimento internacional como joalheria e, em 1845, foi lançado o primeiro catálogo, até hoje chamado The Blue Book.
O jornalista Truman Capote, que fazia crônicas da sociedade novaiorquina, publicou uma delas em 1950, Breakfast at Tiffany’s. Hollywood levou a história às telas 11 anos depois, com Blake Edwards na direção e Audrey Hepburn como a irreverente Holly Golightly, moça do interior, modelo e outras cositas mais, que tenta vencer na cidade grande arranjando um bom casamento. No caso, um fazendeiro brasileiro rico. Enquanto não consegue, vive de champagne, Givenchy e presentes da Tiffany.
Neste prédio art déco de cinco andares, dos anos 40, é possível comprar desde um kit de barbear em prata, até um brilhante de vários quilates. Na entrada da loja está a figura mitológica de Atlas, uma estátua de quase 30cm, na Tiffany desde 1850. Segundo a lenda, seu relógio parou de funcionar uma única vez, às 7h22, hora da morte do presidente Abraham Lincoln, em 15 de abril de 1864.
No filme, o vendedor sinaliza com a possibilidade dos sonhos de consumo de Holly: “A Tiffany é o palácio americano onde é possível achar um presente de US$ 10 para o senhor e a senhora que já têm tudo”. Atendendo a vários bolsos, do presentinho de US$ 50 ao anel de US$ 3 milhões, a Tiffany fez a fama.
Colors of Adornment – Exposição de jóias e objetos de pedras preciosas do acervo da Tiffany & Co. Abertura 4 de novembro. Na Tiffany – Shopping Iguatemi, av. Brigadeiro Faria Lima, 2.232, São Paulo. De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos, das 14h às 20h. Até 30 de novembro.
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