Política Titulo
Palocci deve coordenae a campanha à reeleição de Lula
Por
16/01/2006 | 08:23
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou a analisar nomes para a coordenação da sua possível candidatura à reeleição. Um dos mais cotados seria o do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, segundo o Blog do Noblat. Palocci foi o coordenador da campanha de Lula em 2002. Na época prefeito de Ribeirão Preto, reeleito em 2000, Palocci assumiu a coordenação depois da morte do prefeito de Santo André Celso Daniel, que estava no cargo.

De acordo com o Blog do Noblat, Palocci já teria sido avisado pelo presidente que seria convocado para o cargo, e teria aceitado. O ministro teria imposto a condição de que seu possível sucessor não mexesse na condução da política econômica e de que poderia ser, ao mesmo tempo, candidato a deputado federal.

Da equipe que coordenou a campanha de Lula em 2002, sobrou apenas Palocci. José Dirceu, ex-ministro chefe da Casa Civil, presidente do partido na época e considerado o cabeça da campanha vitoriosa de Lula, saiu do governo sob acusações de chefiar o esquema do Mensalão, teve seu mandato de deputado cassado e está afastado do partido. Outros integrantes da equipe – como o tesoureiro Delúbio Soares e o ex-secretário-geral do partido, Silvio Pereira – saíram do PT sob acusações de corrupção.

De acordo com o Blog do Noblat, o presidente teria cogitado outros nomes, como o do atual ministro das Relações Institucionais, Jaques Wagner. Mas o ministro é candidato já declarado ao governo da Bahia. O ex-ministro da Educação Tarso Genro também teria perdido a vez depois de sua passagem pela presidência do partido, quando criticou abertamente o governo e chegou a dizer que talvez Lula não devesse ser candidato.

A avaliação do presidente seria de que Palocci, além de ainda ser bem visto por banqueiros e empresários, sabe lidar com a oposição e com o próprio PT, além de ser mais flexível, por exemplo, que sua colega Dilma Roussef, ministra da Casa Civil – bem vista por Lula como administradora, mas pouco flexível.

Futebol – O presidente Lula passou a manhã deste domingo vendo um jogo de futebol na Granja do Torto. Vestido todo de branco e bem à vontade, com camisa regata e chinelos, Lula ficou sentado no banco de reservas do gramado por cerca de 20 minutos, acompanhando uma parte do jogo. Os dois times eram formados por convidados do presidente.

Dessa vez, o Lula não participou da pelada. Os fotógrafos acompanharam a partida, de longe, do lado de fora Granja do Torto, registrando os lances apenas com o uso de lentes de longo alcance.

Lula viaja nesta segunda para o Nordeste onde acompanhará as obras de duplicação e restauração da BR-101 Nordeste. Nessa viagem, ele passará por Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, acompanhando as obras em três trechos da rodovia. Ao todo, o governo está investindo cerca R$ 521,8 milhões nessas obras.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;