Política Titulo
Tensão por causa de Lula no Rio
Por
10/08/2006 | 08:08
Compartilhar notícia


Mesmo com o crescimento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas pesquisas, o comando da campanha petista no Rio está em guerra. A coordenadora nacional no Estado, ex-governadora Benedita da Silva, entrou em confronto com dirigentes da campanha do candidato ao governo estadual, Vladimir Palmeira (PT).

O conflito envolveu o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, e resultou na mudança do local de um dos dois comícios que o presidente fará amanhã no Estado. Para não se envolver nessa briga, que pode atrapalhar sua campanha no Rio, Lula trocou a cidade de Lindberg por Niterói, cuja prefeitura é controlada por outro petista, Godofredo Silva Pinto.

O mal-estar entre os dois grupos chegou ao presidente e surpreendeu quem encarava o cargo da ex-governadora na campanha como meramente simbólico, uma “homenagem” a Benedita, preterida pelo partido na escolha da candidata ao Senado – o PT do Rio resolveu apoiar Jandira Feghali (PCdoB).

Em conversa com Lula, segunda-feira, em Brasília, Vladimir soube que haveria o comício em Nova Iguaçu, marcado pela coordenação nacional. O candidato a governador deu a notícia a Lindberg. O prefeito avisou que não tinha condições de ajudar na organização. A coordenação de Vladimir fez contato direto com a coordenação em Brasília e mudou o evento para Niterói, o que irritou Benedita.

Outro problema foi a informação de que a coordenação nacional, por iniciativa de Benedita, faria material para os candidatos a deputado federal e estadual do PT no Rio, com Lula, mas sem o nome de Vladimir. A notícia não se confirmou, mas aumentou a tensão.

Em sua visita de amanhã, Lula irá a dois comícios, não por causa da divisão entre os petistas, mas porque o presidente tem, no Rio, dois candidatos ao governo. Além do ato em Niterói, às 17h30, com Vladimir, estará na Cinelândia, no centro da capital, para um ato com o candidato do PRB a governador, senador Marcelo Crivella.

A distância entre os grupos que formam as duas coordenações é, além de física – Vladimir e parte da sua assessoria ficam na Rua México, no centro, mas a ex-governadora não –, política, e antiga.

Benedita era uma das comandantes no Rio da Articulação Unidade na Luta, tendência que, em 1998, comandou a intervenção no diretório regional fluminense do PT para cassar a candidatura de Vladimir – apoiado por grupos de esquerda – ao governo estadual e apoiar Anthony Garotinho (na época do PDT). Em troca, os pedetistas adeririam à candidatura Lula à Presidência. Após oito anos, aparentemente ainda há ressentimentos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;