Memória Titulo
O samba de Praxedes, Laerte e Tota no Carnaval 80...

"Quem não viu, venha ver; Rosas Negras este ano vem mostrar para você"

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
17/02/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


"Quem não viu, venha ver; Rosas Negras este ano vem mostrar para você" (os festejos do Norte e Nordeste).
Samba-enredo de Praxedes para o Carnaval 1980 da Escola de Samba Rosas Negras, de São Bernardo.

"Tirulim leô, tirulim leá, acenda um cotoco de vela pro negrinho te ajudar."
'Negrinho do Pastoreio', de Laerte Marques de Almeida, samba-enredo da Unidos do Taboão, 1980.

"A liberdade raiou pro negro não mais chorar."
Tota, ‘Homenagem ao valor dos negros', para o Carnaval 1980 da Acadêmicos de São João, de Mauá.

* * *

Grande ABC, Carnaval 1980. Dona Natália se orgulha da bandeira da sua Rosas Negras, na Vila Rosa, em São Bernardo; Alberto de Souza narra os planos para que a Unidos do Taboão volte aos grandes tempos dos anos 1970; Tota e Pimpa adiantam os planos da Acadêmicos de São João, em Mauá.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 17 de fevereiro de 1980

Manchete - Preços da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) serão mantidos por seis meses

Carnaval 80 - Escolas desfilam no asfalto molhado.

Abastecimento - Supermercados não param de aumentar os preços.

EM 17 DE FEVEREIRO DE...

1935 - O jornal O São Bernardo, editado na região, anuncia o Carnaval: "Momo está se aproximando, macacada! E com ele a hora de cair na farra, de queixo, e tratar de esquecer as tragédias desta vida. São apenas três dias dedicados à loucura máxima. É lícito, pois, que cada um ponha a vergonha de banda e trate de se divertir."

Sete santos fundadores dos servitas, Reginaldo de Orleans, Policrônio (bispo), Rômulo e Silvino (bispo, na estampa).

Nascem em 17 de fevereiro:

1 - Guarato Redencio. 1904. Italiano. Servente da Rhodia Química. Residência: Rua Bolívia, 713, Parque das Nações, Santo André.

2 - Vitório Pescara. 1912. Natural de São José do Rio Pardo (SP). Industriário da Fábrica de Ácido São Caetano. Residência: Rua Oswaldo Cruz, 1370.

3 - Francisco Jacinto. 1921. Natural de Gouveia, Portugal. Servente da Rhodia Química. Residência: Rua Holanda, 43, Parque das Nações, Santo André.

4 - Carlos Barogello. 1922. Natural de Guaçupi (RS). Servente de fabricação da Atlantis do Brasil. Residência: Rua das Figueiras, 404, Santo André.

5 - Irinda Santos. 1921. Natural de Rincão (SP). Maquinista da CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos). Residência: Rua do Centro, 111, Camilópolis, Santo André.

FONTE: Primeiro livro geral de registro dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

JOSÉ LINO SOBRINHO
(Paraguaçu, MG, 18-6-1927 - São Bernardo 3-2-2010)

Deixar a roça em companhia da família constituída e mudar para uma cidade maior aos 42 anos de idade. Foi com essa coragem e fibra que José Lino Sobrinho veio para São Bernardo, em 1969. Veio e gostou, mas jamais esqueceu Paraguaçu, onde fazia de tudo um pouco, sempre na lavoura.

Na verdade, não foi uma mudança tão brusca, já que José Lino viveu os primeiros tempos em São Bernardo como zelador de uma chácara em Riacho Grande. Quando pôde, retornou a Minas Gerais, mas nunca em definitivo, enquanto seus filhos foram se adequando à nova terra, trabalhando em fábricas, constituindo suas próprias famílias.

Os filhos José Maria, Edir Aparecido, Edenir, Shirley, Nilson e Rafael deram a José Lino Sobrinho e sua mulher Emerentina Ferreira da Silva 15 netos e quatro bisnetos.

José Lino era filho de Joaquim Lino da Silva e Ana Cândida de Jesus. Era calmo, trabalhador, gostava de jardinagens e plantações em geral. Chegou a trabalhar na área de limpeza em algumas firmas.

Partiu aos 82 anos, deixando viúva dona Emerentina, 76 anos, que reside na Vila Pelé, em Riacho Grande. Ele está sepultado no Cemitério de Vila Euclides.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;