Internacional Titulo
Tempestades matam mais de 50 na Europa ocidental
Do Diário do Grande ABC
26/12/1999 | 17:02
Compartilhar notícia


Mais de cinqüenta pessoas morreram na Europa Ocidental, pelo menos 27 na França (onde outras duas pessoas estao desaparecidas), e várias pessoas ficaram feridas - muitas gravemente - este domingo por uma repentina tempestade que também provocou importantes danos materiais.

Pelo menos dez pessoas morreram na Alemanha e pelo menos outras 11 morreram na Suíça, a maioria pedestres e motoristas que foram esmagados na queda de árvores.

Até o momento, cinco pessoas morreram na Gra-Bretanha e na Irlanda, segundo o último balanço provisório que inclui ainda dois desaparecidos no mar, tidos como mortos.

O serviço de meteorologia francês considerou a tempestade ocorrida esta madrugada ``histórica e excepcional', especialmente na regiao norte do país.

O prefeito de Paris, Jean Tiberi, pediu durante uma entrevista coletiva que o ``estado de catástrofe natural' seja declarado na capital francesa para que os parisienses possam ser indenizados da melhor maneira.

Tiberi informou que milhares de árvores das 486 mil existentes em Paris, foram danificadas ou derrubadas pelos ventos.

Os serviços municipais trabalhavam na liberaçao de estradas e ruas para restabelecer o tráfego.

Os ventos atingiram velocidades recorde na França, chegando a registrar 173 km/h este domingo no aeroporto de Orly (sul de Paris), o que constitui segundo o chefe de previsoes de Meteo-France de Tolouse (sudeste), um ``fenômeno extremo na Europa'.

A tempestade agravou ainda mais a maré negra provocada pelo naufrágio do petroleiro Erika, há 14 dias, e que liberou 12 mil toneladas de petróleo pesado no mar ao longo do litoral da Bretanha (a noroeste).

A contaminaçao já atinge 100 km de praias da regiao. Com a tempestade, acelerou-se a chegada do óleo às praias e os danos provocados pelas quedas das árvores desviaram a mobilizaçao de bombeiros e equipes de resgate, que trabalhavam na limpeza das praias.

Agora a contaminaçao começa a se estender para o sul, rumo aos departamentos de la Vandée e Charentes Marítimas e a ministra do Meio Ambiente francesa, Dominique Voynet, declarou este domingo que o país enfrenta uma ``catástrofe ecológica importante'.

O trabalho das equipes de socorro é dificultado pelas árvores, que interrompem o tráfego nas estradas do país.

A Eurodisney, nos arredores da capital francesa, também foi afetada. Seis pessoas, hospedadas em bangalôs do hotel florestal do complexo turístico, ficaram gravemente feridas e outras dez tiveram ferimentos leves na queda de árvores.

Os dois aeroportos parisienses - Roissy-Charles de Gaulle e Orly - e os de Bâle-Mulhouse e Estrasburgo (leste da França) estao fechados temporariamente. O tráfego ferroviário também foi afetado e várias estradas estao interditadas.

Milhares de turistas ficaram isolados este domingo nas estaçoes de esqui dos Alpes e no vale do rio Rhône (sudeste da França) com a suspensao dos TGV (trens de alta velocidade que cortam o país).

Segundo estimativas da companhia Eletricité de France (EDF), de 800 mil a 1 milhao e meio de residências francesas estao sem luz este domingo por causa do rompimento de vários cabos de alta tensao.

No total, segundo a EDF, 2 milhoes de lares sofreram cortes elétricos. Um pequeno departamento montanhoso de Vosges (leste da França), situado entre a Alsácia e o sul de Lorena, foi especialmente afetado pela tempestade. Noventa por cento da populaçao estao sem eletricidade. Está em andamento um plano de urgência para atender a regiao.

Após entrar na França, procedente do Atlântico, a tempestade se deslocou para o leste do país e dali para outros países europeus.

Na Bélgica, fortes chuvas caíram este domingo durante boa parte do dia, o que tornou o trânsito nas estradas especialmente perigoso.

Na Itália, uma via do centro do país foi fechada ao tráfego por causa dos ventos e das intensas chuvas.

Estas correntes de ar extremamente violentas lembram a força do furacao que, em outubro de 1987, deixou 4 mortos no oeste da França, causando importantes danos materiais.

Em janeiro de 1990, uma tempestade castigou toda a Europa, matando 200 pessoas, 109 na Gra-Bretanha e 81 na França.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;