Economia Titulo
Indústria prepara estoque para o fim do IPI
Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
05/02/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos veículos está próxima do seu fim, em 31 de março. E o presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Jackson Schneider, avisa: "tanto os consumidores quanto as concessionárias que pretendem adquirir algum veículo específico deve fazer isso antes de março".

Para ele, haverá crescimento na demanda no último mês de redução fiscal e "serão formados funis", causando a falta de determinados modelos no mercado. "Existe um processo de expectativa de aumento de vendas no fim de fevereiro e início de março", pontua.

Porém, ele destaca que a indústria automobilística e as concessionárias já se preparam para o aumento da demanda.

Apenas as montadoras acumularam estoque, em janeiro, de 57.352 unidades, montante que equivale a 8 dias de vendas.

As concessionárias registraram estoque de 201.937 veículos, volume estimado para suprir as vendas de 28 dias. Ou seja, o setor automobilístico acumulou, em janeiro, produtos para suprir as vendas de 36 dias.

O estoque também se deve à confiança da própria indústria no mercado. E a demonstração de esperança é o aumento de 31,6% na produção em janeiro, com 243,4 mil automóveis, ante o mesmo período do ano anterior, 184,9 mil unidades.

"Esta diferença demonstra claramente os impactos das medidas tomadas pelas montadoras na época da crise (iniciada em setembro de 2008) e a recuperação neste ano", destaca Schneider, afirmando que a indústria se saiu bem do cenário negro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;