Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 17 de Maio

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Cannes: cinco filmes latino-americanos na seção oficial


Da AFP

08/05/2005 | 16:36


Cinco filmes latino-americanos integram a seleção oficial do 58º Festival de Cannes, caracterizado pela volta de grandes nomes do cinema como os cineastas Gus Van Sant, David Cronenberg, Wim Wenders, Lars Von Trier e Jim Jarmusch. No entanto, "Batalla en el cielo", do mexicano Carlos Reygadas, será o único filme latino na mostra competitiva do festival, de 11 a 22 de maio.

Os outros quatro, todos de diretores estreantes, integram a mostra oficial não competitiva Um Certo Olhar. Estes são os brasileiros "Cidade Baixa", de Sergio Machado, e "Cinema, Aspirinas e Urubus", de Marcelo Gomes; o argentino "Nordeste", de Juan Solanas; e o mexicano "Sangre", de Amat Escalante.

Na mostra competitiva, Gus Van Sant apresentará "Last days"; David Cronenberg, "A history of violence"; Wim Wenders, "Don't come knockin"; Lars Von Trier, "Manderlay"; e Jim Jarmusch, "Broken flowers".

No total, 21 filmes integram a mostra competitiva. Entre os selecionados estão os franceses "Lemming", de Dominik Moll; "Peindre ou faire l'amour", de Arnaud e Jean-Marie Larrieu; e "Caché", produção francesa do diretor austríaco Michael Haneke.

Outros dois cineastas que voltam a Cannes são os belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne, Palma de Ouro em 1999 por "Rosetta", que apresentarão "L'enfant", e o israelense Amos Gitai, com "Free Zone".

O ator americano Tommy Lee Jones, por sua vez, apresentará na mostra competitiva seu primeiro filme como diretor, "The three burials of Melquiades Estrada".

O cinema asiático está representado pelo japonês Masahiro Kobayashi ("Basing"), o chinês Wang Xiaoshuai ("Shanghai Dreams"), o taiwanês Hou Hsiao-Hsien ("The best of our times") e o sul-coreano Hong Sangsoo ("A Tale of the Cinema").

Na noite de encerramento da mostra Um Certo Olhar será exibido o único filme espanhol desta seção, "Habana blues", de Benito Zambrano.

Também fora da competição, Cannes será o palco das pré-estréias mundiais do episódio III de "Guerra nas Estrelas - A Vingança dos Sith", de George Lucas, e do último filme de Woody Allen, "Match Point".



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;