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Webcams tornam bate-papo na internet mais interativo
Por Guilherme Yoshida
Especial para o Diário
22/11/2005 | 08:39
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O mundo está ao vivo por meio das webcams. Câmera de vídeo projetada para microcomputadores que acessam à internet, a webcam vem ganhando destaque no mercado devido à redução de custo. Videoconferências, transmissões de videomail (e-mail com vídeo anexado), gravações de vídeo e fotos digitais são algumas das aplicações mais comuns. A diferença em relação às câmeras digitais é que as webcams só funcionam se estiverem conectada ao computador.

Algumas características são fundamentais na hora de escolher uma webcam. A resolução é uma delas. Quanto maior a capacidade da câmera de capturar imagens com resoluções altas, melhor será a qualidade. O FPS (frames por segundo) é um indicador que deve ser observado na hora da compra. Quanto maior for a taxa de transferência de vídeo, mais realistas serão os movimentos.

O microfone embutido é outro item que merece avaliação antes da compra. Geralmente não é sensível o suficiente a ruídos, além de provocar microfonia. “A qualidade e o som ficam prejudicados. O usuário, por intuição, se aproxima da câmera para falar e tampa toda a imagem. Além de evitar o uso das caixas de som do PC, pois provocam eco”, explicou Gustavo Morais, gerente para o Brasil da Creative. O ideal, segundo Morais, é comprar o microfone separado.

A Creative tem na sua linha a WebCam Instant, por R$ 199,00. A câmera embute um sensor CMOS, próprio para imagens usadas em mensagens instantâneas e videoconferências. Os usuários podem capturar fotos em alta resolução e usar o software incluído para criar cartões postais, calendários e cartões digitais de felicitações. A WebCam Instant possui uma base, o que permite que seja colocada sobre qualquer superfície plana.

 O design e as cores das câmeras também são características importantes. As cores tendem a acompanhar as usadas em monitores, CPUs e notebooks, que na maioria são grafites, pratas ou brancas “Tendo o preço acessível, design e qualidade são os fatores que os usuários devem procurar”, aconselha Sidney Grazioli, gerente comercial nacional da Clone.

  Para a gerente de marketing da Logitech, Elisa Leitão, as webcams seguem os exemplos dos celulares, em que cada modelo tem uma tendência de inovação e modernidade. “Todas as linhas dos nossos produtos têm a preocupação com o design.”

A WebCam Cab, da Clone, foi desenvolvida para combinar com monitores de LCD (cristal líquido). Custa R$ 89,00 e a câmera tem 350 pixels de resolução, além dos tamanhos de tela 352x288 e 640x480 pixels. Possui também uma haste flexível, que permite ao usuário posicionar a câmera à sua maneira.

A QuickCam Orbit, da Logitech, custa R$ 999,00 e acompanha os movimentos do usuário, mantendo sua face centrada no campo de visão. A característica de giro panorâmico e inclinação permitem que a webcam faça um movimento de 128 graus, de lado a lado, e de 54 graus de cima para baixo, livrando o usuário de manusear manualmente a câmera. “O que varia de uma câmera de R$ 100 a uma de R$ 1 mil são seus recursos adicionais e sua aplicação”, explica Morais.

Independente do preço, Lísias da Costa Feliz, de São Bernardo, acredita que as webcams tornam o tradicional bate-papo mais pessoal. O analista de suporte começou a usar webcam porque tinha parentes que moravam longe e amigos no exterior. “Elas trazem sentimento à conversa, não é frio que nem no chat. Você conversa com a pessoa e vê a expressão dela. E isso é importante”, concluiu.

Sites:

www.ivisit.com

www.cloudmeeting.com

www.microsoft.com/windows/netmeeting



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