Internacional Titulo
EUA vão perder guerra contra Iraque, diz ex-inspetor da ONU
Da AFP
26/03/2003 | 11:43
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos não têm os meios militares para tomar Bagdá e não podem ganhar a guerra contra o Iraque, afirmou o ex-inspetor em desarmamento da ONU Scott Ritter, numa entrevista coletiva à rádio privada TSF na noite passada.

"Os Estados Unidos vão sair do Iraque com o rabo entre as pernas, derrotados. É uma guerra que nós não podemos ganhar", disse Ritter.

"Nós não temos os meios militares para tomar Bagdá e, por esta razão, eu acredito que a derrota dos Estados Unidos nesta guerra é inevitável", estimou Ritter.

"Cada vez que enfrentamos as tropas iraquianas, nós podemos ganhar algumas batalhas táticas, como fizemos durante dez anos no Vietnã, mas não seremos mais capazes de ganhar esta guerra, que a meu ver já está perdida", disse.

Ritter, ex-oficial de informações do corpo de marines americanos, pediu demissão em agosto de 1998 da comissão especial da ONU encarregada do desarmamento (Unscom) e, posteriormente, passou a criticar a política americana em relação ao Iraque, tornando-se um dos críticos mais ferozes da administração Bush.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;