Política Titulo
Luiza Erundina diz que bancada feminina merece reconhecimento
Das Agências
25/10/2006 | 18:37
Compartilhar notícia


Parlamentares da bancada feminina da Câmara dos Deputados estão mobilizando uma articulação política junto às principais lideranças partidárias com o objetivo de assegurar a uma deputada um dos sete cargos titulares da Mesa Diretora que tomará posse em fevereiro de 2007. Em 115 anos de história, nunca uma mulher exerceu um cargo de direção na Mesa da Casa.
 
A deputada Luiza Erundina (PSB) é uma das articuladoras dessa mobilização. "Há décadas nenhuma mulher é incluída na direção da Câmara. Nós mulheres queremos mais espaço de poder, para avançar na luta por nossos direitos. Nada mais justo e democrático que uma mulher ocupe um cargo na mesa diretora".
 
De acordo com Erundina, está previsto para o próximo dia 8 de março uma reunião com a finalidade de elaborar uma estratégia para concretizar essa ação. "A bancada feminina vem se destacando por sua competência e merece esse reconhecimento; mas não será fácil, vamos ter que batalhar", afirmou.  
 
As mulheres são um pouco mais da metade dos eleitores brasileiros, mas ocupam menos de 10% das vagas no Congresso Nacional. Na Câmara, há 513 deputados no total. Para o próximo ano foram eleitas 45 deputadas. "A presença de uma mulher na Mesa garantirá que esses quase 9% de participação feminina possa ter uma representatividade maior nas decisões da Casa", disse Erundina
 
Erundina acredita que existe um preconceito contra a mulher na política, não só no Congresso, mas também nos partidos políticos. “Isso se deve a uma cultura machista e um corporativismo muito forte, que minimiza a mulher. Vamos trabalhar para que um dos cargos da mesa diretora seja de uma deputada da bancada feminina. Escolhida a critério da própria bancada”.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;