Cultura & Lazer Titulo Registro
Retrospectiva em imagens

Mostra de Fotojornalismo, que começa amanhã, tem imagem de fotógrafo do Diário

Miriam Gimenes
08/07/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 A história é contada em registros, às vezes, por escrito e outras por imagens. E é baseada neste último item que terá início amanhã, a partir das 19h30, no Conjunto Nacional, em São Paulo, a exposição Foto Retrospectiva 2017, promovida pela Arfoc (Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo) e que está em sua 13ª edição. A curadoria é de Fernando Bizerra Jr. (correspondente da Agência EFE no Brasil) e Paulo Whitaker (correspondente da agência Reuters no Brasil).

Entre as selecionadas está uma imagem feita pelo fotógrafo do Diário Nario Barbosa, em que uma candidata ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) caiu, no desespero para conseguir entrar em universidade de Santo André, e fazer a prova. “Era um domingo de plantão (em novembro do ano passado) e fomos para lá registrar justamente essas pessoas que chegam atrasadas”, lembra o fotógrafo.

Para a mostra, o profissional mandou uma sequência com três fotos da queda da candidata, mas foi escolhida apenas uma delas, o que deixa Barbosa, que participa pela quinta vez da retrospectiva, satisfeito. “Estar nessa exposição é de uma grande importância para o fotojornalista, principalmente porque hoje é raro ver exposições específicas disso no Brasil, tem mais no Exterior. É uma oportunidade não só de mostrar seu trabalho como também de estar ali com todos os colegas de profissão de outros veículos”, comemora. Além dele, outros 55 profissionais foram selecionados.

Entre os registros que poderão ser vistos, além do de Barbosa, estão, por exemplo, João Doria assumindo como prefeito e vestido de gari pelas ruas de São Paulo, as manifestações e confusões pelas ruas, a rejeição ao presidente Michel Temer, delações premiadas e prisão de Joesley Batista, o ex-presidente Lula prestando depoimento em Curitiba, a intervenção militar nas ruas do Rio de Janeiro, a queda do avião com ministro Teori Zavaski, a prisão do empresário Eike Batista, a mudança de Neymar para o PSG, o escândalo no Comitê Olímpico e uma série de outros momentos marcantes do ano passado. Ao todo são 80 imagens.

Foto Retrospectiva 2017 – Exposição Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2.073). De amanhã, às 19h30, até dia 29. Gratuito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;