Política Titulo Rio Grande da Serra
Justiça condena servidora que passou em concurso viciado

Solange Dotta foi nomeada como assistente jurídica em 2013, depois de integrar comissão

Por Fabio Martins
12/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 A Justiça condenou por improbidade administrativa a servidora Solange Dotta, lotada no cargo de assistente jurídico da Prefeitura de Rio Grande da Serra. A decisão, que julga pela procedência da acusação do Ministério Público, aponta para concurso público viciado, no qual a funcionária, segundo a denúncia, participou da comissão de licitações e depois foi aprovada no processo. 

Na sentença, a juíza Juliana Corregiari Bei determinou a perda da função pública, proibição de exercer posto público por cinco anos e ao pagamento de multa no valor de 30 vezes sua última remuneração. Ainda cabe recurso. 

A condenação torna nulos os atos administrativos da nomeação, que se deu em abril de 2013. Solange ocupava cargo comissionado em 2010 e integrava órgão de licitações do Paço, tendo, conforme a denúncia, participado ativamente da contratação da Moura Melo Consultoria em RH Ltda para realização do concurso. A empresa fez o processo, com a própria servidora sendo avalizada para o cargo efetivo. Na ocasião, houve denúncia anônima. A Promotoria instaurou inquérito civil, exigindo-se a apresentação de provas de que Solange teria efetivamente se inscrito e prestado as provas. A empresa organizadora do processo relatou ter incinerado os documentos.

“O conflito de interesses e a afronta aos princípios da impessoalidade e da moralidade são evidentes”, destaca a sentença. Solange alegou não ter praticado qualquer ato ilícito. Afirmou que a petição inicial não indica o dispositivo legal que teria sido infringido. Acerca dos fatos narrados, para ela, os convites dirigidos aos interessados em participar da licitação foram enviados a partir de e-mail do departamento da Prefeitura e que não participou do certame que contratou a empresa de consultoria. 

Procurado, o Paço não se manifestou a respeito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;