Cultura & Lazer Titulo
Site defende tese de que 'Guerra é Paz'
Carla Soares
Do Diário OnLine
26/03/2003 | 15:18
Compartilhar notícia


O site Duplipensar segue a tese do escritor britânico George Orwell de que se pode aceitar, ao mesmo tempo, dois parâmetros totalmente contraditórios, como “Guerra é Paz” ou “Liberdade é Escravidão”.

Já na página principal, os organizadores colocam duas frases: uma do líder nazista Hitler e outra do presidente norte-americano, George W. Bush. Os dois justificam, respectivamente, a invasão à Polônia, que deu origem à Segunda Guerra Mundial, e a ofensiva militar no Iraque. Ambos argumentam que tentaram resolver a questão por meios pacíficos, para desarmar o inimigo, mas que agora teriam de iniciar a guerra.

Apesar de se mostrarem favoráveis a esse pensamento, o site permite outras demonstrações filosóficas. No link Literatura, o internauta pode escrever uma crítica de uma obra. Em Miniver (Ministério da Verdade), o usuário tem a oportunidade de questionar o mundo literário, cinematográfico e artístico. Na seção Outra Versão, há um espaço destinado a escrever artigos e comentários publicados pela mídia com uma visão diferente ou inusitada. “Poderá a Colômbia ser atacada como o Iraque?”, de Marcello Kashmir, é um deles.

O site também explica mais sobre a obra de George Orwell. Seus livros mais conhecidos são a Revolução dos Bichos e 1984. Nesse último, destaca a página, o autor fala sobre o pessimismo do mundo, depois dos regimes totalitaristas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;