Política Titulo São Bernardo
Gilberto França lidera ala e rejeita projeto com Tunico

Correligionários voltam a divergir sobre rumos do partido para a eleição de outubro

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
11/06/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Ala do PMDB de São Bernardo liderada pelo vereador Gilberto França encaminhou ontem ao coordenador regional da legenda, Nilson Bonome, documento que rejeita candidatura própria do partido em outubro, a ser encabeçada pelo ex-vereador e ex-secretário Tunico Vieira.

O papel entregue a Bonome registra ata de reunião ocorrida na terça-feira, na Vila Gonçalves, cujo objetivo inicial era formalizar as 28 pré-candidaturas a vereador da sigla em São Bernardo. Gilberto França, então, colocou em debate o lançamento de candidatura própria à Prefeitura e abriu o tema para votação. Foram 21 votos contrários à empreitada própria, seis abstenções e um pró-Tunico.

“Fiquei responsável pela formação dos pré-postulantes do partido para a Câmara e foi o que fiz. Estava esperando que o Tunico tornasse viável projeto, mas isso não aconteceu. Não estou contra nada, apenas trabalhando para que o PMDB se posicione para eleição”, argumentou Gilberto.

A ala peemedebista resolveu indicar Bruno Gabriel, líder da juventude da sigla, ou o advogado Kaique Nicolau de Lima como vice em algum projeto político já consolidado no município. O caminho mais provável é com a candidatura do PT, encabeçada pelo ex-secretário Tarcisio Secoli.

Presidente do PMDB e defensor do projeto com Tunico, Vanderlei Jueli disse reconhecer o ato realizado pelo grupo. Porém, criticou os correligionários. “O que este bloco fez é legítimo, corresponde ao processo democrático que, para mim como dirigente, basta conduzir. Vejo como incorreta a forma de levar para outras instâncias, sendo que o caminho natural seria para o diretório municipal. Eu tive informações deste ato porque fui atrás de informação, quando o correto seria ser informado”, destacou o dirigente.

Em março, Tunico anunciou saída do governo do prefeito Luiz Marinho (PT) – foi secretário de Relações Internacionais – anunciando trabalho em torno de candidatura própria. Na ocasião, se baseou no discurso do presidente estadual da legenda, o deputado federal Baleia Rossi, que referendou seu nome para empreitada. Contudo, Gilberto manteve-se alinhado à base governista e jamais escondeu desejo em continuar com o PT.

Procurado pelo Diário, Tunico não retornou aos contatos feito pela reportagem. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;