Economia Titulo
Desemprego no ABC cai para 19% em outubro
Do Diário OnLine
03/12/2002 | 15:39
Compartilhar notícia


A taxa de desemprego na região do Grande ABC caiu de 19,3% da População Economicamente Ativa (PEA) em setembro para 19% em outubro. Já em comparação com o mesmo mês do ano passado, a taxa cresceu 7,3%. Os números são da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) e foram divulgados nesta terça-feira pela Fundação Seade.

Estima-se que 246 mil pessoas estavam desempregadas na região em outubro, sem uma alteração significativa em relação à medição anterior. Isso aconteceu porque, segundo o Seade, o número de ocupações geradas – um total de 18 mil – foi idêntico ao das pessoas que entraram na PEA, que subiu de 1,276 milhão de pessoas para 1,294 milhão em um mês.

Assim, a leve redução na taxa deve-se à queda de 12,4% para 12% da taxa de desemprego aberta, que refere-se às pessoas que só procuraram emprego nos 30 dias anteriores à pesquisa. Já a taxa de desemprego oculto, que reúne as pessoas que desenvolveram algum tipo de atividade durante esses 30 dias, subiu de 6,9% em setembro para 7% em outubro.

Mulheres — No ABC, o desemprego afetou mais as mulheres e as pessoas com 25 a 39 anos de idade. A taxa subiu 3,4% e 6% para as duas categorias, respectivamente. Já para as pessoas com ensino fundamental completo o desemprego cresceu 1,1%.

Na contramão, o desemprego entre os homens caiu 7,6% e entre as pessoas com idade entre 18 e 24 anos houve redução de 7,1%. O recuo foi menor para aqueles que têm 40 anos ou mais: 0,80%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;