Setecidades Titulo Ecologia
Árvore será plantada para criança nascida no Nardini
Do Diário do Grande ABC
08/10/2010 | 07:08
Compartilhar notícia


Um programa ecologicamente correto foi lançado em Mauá. O projeto Plantando Futuras Gerações vai dedicar uma muda de árvore plantada à cada criança nascida na maternidade do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini.

As primeiras mudas serão plantadas na quarta-feira da semana que vem, às 9h, nas imediações do Ginásio Poliesportivo Fernando Conceição, na Vila Vitória. A expectativa é de que 3.600 árvores sejam semeadas por ano, o equivalente à média de nascidos no hospital

O plantio também beneficiará o entorno do Ginásio Poliesportivo José Boscariol, no Parque das Américas, onde crianças, jovens e trabalhadores poderão contar, daqui algum tempo, com sombreamento para prática de atividades físicas e lazer.

O desenvolvimento do ‘Projeto Plantando' considera o reflorestamento heterogêneo de espécies nativas da Mata Atlântica, tendo em vista a máxima diversidade biológica. Serão priorizadas espécies que, além do valor paisagístico, apresentem flores e frutos que atraiam a fauna nativa. Isto é importante para a polinização das plantas e dispersão de sementes de espécies ameaçadas de extinção.

José Henrique nasceu no dia 6 de outubro e será a primeira criança beneficiada pelo Plantando Futuras Gerações. Segundo a mãe Suendy Rodrigues Pacheco, "essa árvore terá vida longa e abençoada, como desejo para meu filho. Sempre que estiver florindo, saberemos que está comemorando a vida".

Outra iniciativa é a recuperação do Rio Tamanduateí, que nasce em Mauá e é formado por sete nascentes. Trata-se de importante microbacia hidrográfica que sofre com as consequências da expansão urbana. O Tamanduateí tem extenso trecho urbano carente de arborização e relevante no processo de sensibilização ambiental da população. Dada sua grande visibilidade, deverá receber algumas mudas de árvores correspondentes ao nascimento dos bebês de Mauá. O plantio irá ocorrer ainda em diversas Áreas de Proteção Permanente (APPs), como margens de córregos, rios e reservatórios de água, topos de morros e áreas com inclinação superior a 45 graus.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;