Esportes Titulo
Copa Inovação testa recursos eletrônicos
Por Nelson Cilo
Do Diário do Grande ABC
04/12/2010 | 07:10
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Agora, é para revolucionar o velho, arcaico e secular modelo que permite roubalheiras, manipulações e imperdoáveis erros das arbitragens no tumultuado planeta bola. Na cabeça dos mais fanáticos, porém, ainda persiste o descarado favorecimento aos rivais. "As regras mudam, mas prevalece o sistema de mil, oitocentos e nada... Dos tempos em que inventaram o futebol", denuncia Salvio Spínola Fagundes (Fifa), que ontem, no lançamento da Copa Inovação, no Círculo Italiano, em São Caetano, saiu em defesa de uma classe tão desprotegida quanto solitária na hora de assumir isoladamente decisões contestadas nas arquibancadas ou nos debates que só chegam a corretas interpretações depois de repetir mil vezes o polêmico lance nas mesas-redondas dos programas esportivos.

"Queremos contribuir para que a Fifa analise nosso relatório de sugestões", esclarece Rinaldo Martorelli, presidente do Sapesp (Sindicato de Atletas Profissionais do Estado de São Paulo) e integrante de grupo de entidades mundiais de jogadores. O alvo é oferecer subsídios capazes, sabe-se lá, de modernizar a emperrada estrutura que aí está. "O ônus recai unicamente sobre o árbitro. É injusto. Isso precisa acabar", alerta Martorelli.

Que o diga Salvio, consciente de que o dono do apito não é infalível. "A gente precisa decidir no instante em que o lance acontece. Se você falhou, já era. Não tem como voltar atrás. Mas, se os antigos critérios forem alterados, todos ganharão. Os vencidos e os vencedores. Ninguém poderia contestar as provas gravadas nos recursos eletrônicos", explica Spínola, ao se referir à tecnologia inteligente a ser adotada na Copa Inovação - competitiva, como aconselha o figurino, que irá testar a compostura de paulistas e cariocas quinta-feira, no Estádio Anacleto Campanella.

Uma das inovações de Manoel Serapião Filho (Comissão Nacional de Arbitragem), responsável pelas ousadas iniciativas, recomendam o uso do cartão azul como pena intermediária.

"Não é justo punir na mesma intensidade aquele que agride o adversário e aquele que tirou a camisa para comemorar no alambrado", exemplifica Sálvio, algoz do Equador nos 2 a 1 ao Uruguai, de pênalti, já nos descontos, nas eliminatórias do Mundial 2010. Irado, o presidente Rafael Correa recomendou que o matassem pela dolorida eliminação do país. Sigam ao Campanella.

O vídeo do SporTV terá, no círculo central da batalha, sete vozes a interpretar instantaneamente os indícios que poderão confirmar ou negar as cenas do crime. É esperar para ver

 

Paulistas e cariocas medem a rivalidade no Duelo das Estrelas

A Copa Inovação - ou Duelo das Estrelas - terá muitos destaques da temporada nacional, quinta-feira, às 21h, no Estádio Anacleto Campanella. É a primeira de um total de cinco edições contratadas pelo SporTV, que irá transmitir ao vivo.

Luiz Felipe Scolari anunciou alguns nomes da Seleção Paulista, como Júlio César e Elias (Corinthians); Richarlyson e Xandão (São Paulo); Pará, Roberto Brum e talvez Neymar (Santos). Nos cariocas, Zico terá, entre outros, Rafael e Leandro Euzébio (Fluminense); Leonardo Moura (Flamengo); Carlos Alberto (Vasco) e Jobson (Botafogo). "Acima de tudo, queremos valorizar a imagem dos jogadores", disse ontem Rinaldo Martorelli, presidente do Sapesp (Sindicato de Atletas Profissionais do Estado de São Paulo).

Não haverá cobrança de ingressos. Para obtê-los, é preciso levar alimentos não perecíveis (menos sal) e brinquedos novos. Confiram locais de trocas pelo site www.copainovacao.com.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;