Turismo Titulo
No rumo das outras festas
Margareth Meza
Especial para o Diário
04/10/2007 | 07:03
Compartilhar notícia


Além da mais tradicional festa desta época, a Oktoberfest de Blumenau, Santa Catarina transforma outubro num dos meses mais agitados do Estado.

No calendário, constam outras 13 festas típicas, que constituem o Circuito das Festas de Outubro de Santa Catarina. A única que já terminou foi a Oktobertanz, de São Pedro de Alcântara.

As Oktoberfestas, como são conhecidas, resgatam não apenas as tradições dos imigrantes alemães, mas também as herdadas por italianos, portugueses, açorianos, austríacos, entre outras etnias, responsáveis pela formação do Estado.

Além da variedade de comemorações, que durarão o mês inteiro, outra boa notícia é a facilidade que o turista terá em percorrê-las num curto período de tempo, pois as distâncias mínimas e máximas entre as cidades-sede oscilam entre 35 e 170 quilômetros.

Opções - Aos que apreciam um bom bolinho de bacalhau, vale a pena dar uma passadinha na 21ª Marejada, em Itajaí. A partir de quinta-feira, a cidade portuária, próxima a Balneário Camboriu, será palco da maior festa portuguesa do Brasil.

Além da música e da dança típicas da cultura lusitana, será possível provar a casquinha de siri e a sardinha na brasa, receitas preparadas com a mesma simplicidade e com o mesmo tempero há quase 200 anos.

Mas se a idéia é experimentar um prato peculiar da gastronomia alemã, dirija-se à 22ª Fenarreco, na cidade de Brusque. O principal atrativo é o ente mit rotkohl, o marreco recheado com repolho roxo. A iguaria vem acompanhada de purê de batatas, chucrute, molhos fortes e, naturalmente, um bom caneco de chope.

E já que festa nunca é demais, dê uma esticada no passeio e vá à 19ª Schützenfest, ou Festas dos Atiradores, em Jaraguá do Sul.

Pelo nome, fica fácil perceber que a principal atividade do evento é a prática do tiro, o esporte mais apreciado entre os moradores da cidade. Caso você ache que não nasceu para isso, fique despreocupado. A tecnologia estará à sua disposição por meio de aferidores de alvos eletrônicos, equipamentos alemães que possibilitam a leitura mais precisa da pontuação dos jogadores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;