Internacional Titulo
Vinte e três mil afeganes fugiram para o Paquistao
Por Do Diário do Grande ABC
20/10/2000 | 09:09
Compartilhar notícia


Cerca de 23 mil afeganes fugiram para o Paquistao nas últimas semanas, em meio aos confrontos nas províncias do Nordeste do país entre a milícia governante Taliban e as forças de oposiçao, informou a Organizaçao das Naçoes Unidas esta sexta-feira.

``Os refugiados, mulheres e crianças da etnia tadjique, precisam urgentemente de abrigo, comida e assistência médica', segundo um comunicado do Alto Comissariado da ONU Para Refugiados (UNHCR).

A nota acrescenta que 2,6 mil afeganes cruzaram a fronteira esta semana, tendo os monitores do UNHCR registrado a entrada de 500 imigrantes por dia, nos últimos três dias. O Paquistao abriga mais de 1,2 milhao de refugiados, que deixaram o Afeganistao nos últimos 21 anos, período de guerra contínua naquele país.

Desde agosto passado, a milícia Taliban, que controla a maior parte do Afeganistao, fez grandes incursoes nos territórios em poder do comandante de oposiçao Ahmad Shah Masood, tendo capturado a capital da província de Takhar, no Nordeste do país, no início do mês passado.

Masood revidou nos últimos dias e suas forças se aproximam de Taloqan, um importante ponto de abastecimento, que liga o bastiao da oposiçao no vale Panshir, ao norte de Cabul, ao Tadjiquistao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;