Internacional Titulo
Irã reitera ameaça de represálias em caso de sanções
Por Da AFP
19/12/2006 | 10:12
Compartilhar notícia


O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, reiterou nesta terça-feira que o Irã adotará represálias caso as Nações Unidas imponham sanções ao país devido a seu programa nuclear.

"Os países europeus deveriam saber que se insistirem em impedir o Irã, consideraremos tal comportamento um ato hostil e reagiremos em conseqüência", disse o presidente em um discurso na província de Kermanshah.

Dirigindo-se aos países ocidentais, Ahmadinejad aconselhou que mantenham uma relação amistosa com o povo iraniano para seu próprio interesse.

O subsecretário de Estado americano para Assuntos Políticos, Nicholas Burns, afirmou na segunda-feira que serão adotadas sanções contra o Irã nos próximos dias nas Nações Unidas.

Seis potências debatem um projeto de resolução que será apresentado ao Conselho de Segurança para a aplicação de sanções aos programas nuclear e balístico iraniano, já que Teerã se recusa a suspender o enriquecimento de urânio.

"Dizem: 'vamos impor sanções sobre a produção de energia nuclear e de mísseis balísticos'. Porém, podem ter certeza de que uma nação que conseguiu controlar o ciclo do combustível nuclear com suas mãos vazias conquistará o zênite da tecnologia nuclear", declarou o preisdente.

Em abril, o Irã anunciou ter efetuado a primeira atividade de enriquecimento de urânio, o que permite obter tanto combustível para uma central nuclear como matéria-prima para uma bomba atômica.

Porém, muitos especialistas internacionais duvidam que o país tenha pleno controle do ciclo de combustível atômico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;